Leia Hoje: Perdão, Leonard Peacock - Matthew Quick

17 setembro 2014 / Tags:

FICHA TÉCNICA
TÍTULO: Perdão, Leonard Peacock | AUTOR: Matthew Quick | EDITORA: Intrínseca | PÁGINAS: 223
Já ouviu dizer que pequenas coisas importam bastante?
Ou mesmo que a chave é fazer algo que marque você pra sempre na memória das pessoas?
Leonard Peacock quem me contou.

Aliás, hoje é o aniversário de 18 anos do Leonard. Ele não planejou nada muito divertido, apenas duas coisas. A primeira é presentear as quatro pessoas que realmente se importam com ele de um modo especial. 

Primeiro Walt, um velho que o ensinou a amar filmes preto e branco como ele e mora na casa em frente. Segundo, Baback, um músico descendente de iranianos que estuda na mesma escola que ele e o deixa passar o recreio ouvindo seus treinos com o violino. Depois Lauren, a garota religiosa que tenta evangelizar pessoas no metrô e por quem ele tem uma paixonite desde o primeiro dia que a viu, mesmo sendo ateu. E, finalmente, Her Silverman, o professor de uma disciplina especial sobre o Holocausto que os pediu para escreverem cartas de pessoas que eles só conhecerão no futuro e uma daquelas pessoas que faz questão de ser gentil, mesmo com pessoas que não merecem. As melhores pessoas, você sabe.

Leonard quer que eles fiquem felizes com o presente escolhido a dedo, bem como que essa seja uma boa última lembrança de como ele era. Que eles não se sintam culpados depois que a segunda coisa planejada para hoje acontecer.

É que hoje o Leonard decidiu atirar na própria cabeça no fim do dia. 
E, se possível, atirar no ex-melhor amigo, Asher, antes disso. 

Não o entendam mal, ele não é louco. Ele é um adolescente como qualquer um de nós é ou foi, o problema é que desde cedo precisou lidar com problemas pesados para seus ombros tão novos. 

O pai separou-se da mãe e é bastante ausente. E a mãe, que ele prefere chamar de Linda, é uma narcisista que o deixou sozinho numa casa em outra cidade porque é apaixonada por moda e trabalha em New York. Daquelas incapazes de passar por um espelho sem olhar pra sua imagem, bem como incapaz de ver o que faz aos outros ou a si mesma por dentro. Pena que espelhos não mostram o caráter das pessoas. 

E, acreditem, quando a solidão faz morada em alguém, não é fácil sacudi-la dos ombros ou mesmo não dar ouvidos aos sussurros que são pronunciados em meio ao silêncio. 

Mas, estes são só os primeiros momentos desse dia que começou com uma foto chamada de Dejejum Para Um Assassino Adolescente que mostra sucrilhos ao lado de uma pistola P-38 nazista legítima e você pode acompanhar comigo e o Leonard o que vai acontecer até o dia acabar. 

Ah! Já ia me esquecendo: 
Feliz aniversário, Leonard.

EXPERIÊNCIA DE LEITURA

Não sei vocês, mas adoro quando me identifico com um anti-herói. 
Convém explicar. 

É que adoro estórias que se assemelham a realidade e, vamos encarar, ninguém é preto no branco. Somos todos cinza. Ora bons, ora maus. Todos tentando entender o que é essência e o que é influência alheia em nossa personalidade. Gosto de personagens cinza e anti-heróis geralmente o são. 

Leonard me cativou desde o primeiro parágrafo. 

O jeito sarcástico com que ele lida com seus problemas, especialmente nesse dia fatídico, é o modo como muitos de nós procuramos lidar com os problemas. Aliás, por trás da ironia é possível ver alguém realmente cansado de lutar contra a própria tristeza. Tão cansado que chegou ao extremo de querer acabar com tudo isso antes da hora. Esse é um daqueles livros que você sente vontade de invadir as páginas, abraçar o personagem e dizer que entende como ele se sente. 












     
Sou apaixonada por notas de rodapé cheias de fatos que só acrescentam. A primeira vez que vi esse recurso foi no O Teorema Katherine do John Green e adorei. A  diagramação desse livro é um capitulo a parte. Totalmente apaixonante. Além das notas de rodapé, existe um capítulo com 4 páginas que contém apenas 4 palavras. A diagramação do texto também nos ajuda a entender o estado de espírito do personagem. Confuso, incerto.  


O tema me lembrou outro ótimo livro que ainda preciso resenhar, o "A Lista Negra". A escrita do Matthew Quick é ainda melhor que em "O Lado Bom Da Vida" e ele entrou para o rol dos meus atores queridinhos. 

Super indico a leitura e a reflexão sobre esse livro tão intimo e ao mesmo tempo, tão plural. 

E aí, já leram? O que acharam? Nos vemos nos comentários!

7 comentários:

  1. Tô com muita vontade de ler esse livro, Ilzy! Não sabia dessas notas de rodapé, agora fiquei curiosa, hihi :3 Acho que também vou gostar do Leonard. Anti-heróis também me cativam, hueheuh xD
    A lista negra também é um livro que faz tempo que eu quero ler ~muito tempo mesmo O_o~
    Esperando a resenha aqui.
    Aliás, adorei essa, ok? E as fotos também *-*
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com
    (tá perto de bater a meta de 40 livros, hein? haha *u*)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, leia! É realmente muito bom, Sara!

      As notas de rodapé são imensas algumas vezes, mas, sério, são ótimas pra complementar a história. Anti-herois são os melhores xD

      A Lista Negra foi outro que me cativou muito (sou fascinada com esse tema de pessoas que sofriam bullying e saem atirando pela escola *não me julgue* ) e nele você vê a visão dos que ficam depois da tragédia, é incrivelmente tocante e inquietador.

      Ainda bem que você gostou! Comprei uma câmera decente agora então sempre vai ter foto nas resenhas *-* Digo, dos que eu tiver o livro físico, porque eu sou a louca do pdf! Vejo um livro e se a vontade de ler bater for muito forte, eu já baixo um PDF e começo a ler na hora hahaha. Foi o caso desse livro aqui da resenha. Li uma vez no pdf e depois comprei o físico porque precisava dele na minha estante.

      Vou bater os 40 antes do ano acabar (espero!) aí faço post sobre como foi a experiência xD

      Beijão!

      Excluir
    2. Hey Ilzy!
      Hoje eu terminei de ~reler~ Perdão Leonard Peacock. Acho que o li pela primeira vez no começo do ano passado. Aí eu dei uma googlada, pra ler algumas resenhas /faço isso sempre, haha/ aí lembrei da tua resenha, que foi a resenha que me fez querer mais ainda comprar o livro. E vim, e encontrei esse meu comentário aqui, hahaha.
      Mas, sério. Obrigada por ter escrito a resenha <3
      Amo muito esse livro, nem sei quantas vezes eu já reli.

      Excluir
  2. Desde a Turnê Intrínseca do ano passado eu tô louca para ler esse livro, mas até agora enrolei e não li. Amo anti-heróis e pelo jeito vou amar esse livro. A Lista Negra eu baixei o pdf, mas não li ainda, porque estou lendo Orgulho e Preconceito (sou a louca dos pdf), mas ouvi todo mundo falar tão bem que a vontade até aumento. Sem contar que Matthew arrasa, amo "O Lado Bom da Vida".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem lembre da turnê, perdi por motivos bestas e até hoje me arrependendo.
      Engraçado como a gente costuma adiar uma leitura por N motivos e depois que lê fica com aquela sensação de "porque eu não li esse livro antes???". Foi o que aconteceu comigo e esse livro.

      #SomosTodasLoucasDoPDF hahahaha, espero que ce leia logo pra gente conversar sobre ele por aqui! Matthew arrasa muito mesmo ;D

      Bjão Karine!

      Excluir
  3. Absolutamente um dos meus livros favoritos! Leonard é um protagonista cativante, a escrita de Matthew nessa obra é perfeita e a narrativa é profunda e delicada ao mesmo tempo.
    Aaah, o capítulo trinta com suas super-quatro-palavras é a prova de como essa obra transmite tanto sentimento, tanta verdade, com tão poucas palavras.
    Livro mais que recomendado, cinco estrelas não são suficientes pra classificar esse mega presente literário.

    -
    Júnior.
    P.s.: Conheci seu blog através de um recado deixado em meu mural no skoob. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em gênero, número e grau, Junior!
      Obrigada pela visita, espero que goste das outras resenhas.
      Bjs!

      Excluir