Leia Hoje: Eleanor & Park - Rainbow Rowell

19 setembro 2014 / Tags:


FICHA TÉCNICA
TÍTULO: Eleanor & Park | AUTORA: Rainbow Rowell | EDITORA: Novo Século | PÁGINAS: 325
Já aconteceu com você pelo menos uma vez.

Em meio à agitação, o sobe e desce de desconhecidos e o vento que sutilmente carrega uns fios de cabelo para sua boca, você olha meio que sem querer e encara alguém. Ele é alto, tem o cabelo bagunçado e sem corte e os olhos pousados sobre você. 

Rapidamente desvia o olhar e pode sentir o sangue correndo para o seu rosto. Ele senta na cadeira vaga ao seu lado e você pode sentir a inquietação dele também - além do braço dele que encosta no seu e que nenhum dos dois faz questão de tirar. Quando se dá conta, estão os dois olhando um para o outro de canto de olho e controlando um risinho nervoso quando percebem o movimento espelho do outro.  

Todo mundo tem uma história de paixonite de ônibus pra contar.
Inclusive o Park. 



Só que ele não sabia disso ainda quando entrou no ônibus como todos os anos, fugindo dos bullying e sentando no seu banco de sempre. Foi quando ele avistou. Aliás, todo mundo do ônibus avistou. Ela era grande e ruiva. Estava vestida com roupas que não eram do seu tamanho, nem do departamento feminino. "Tão deslocada", ele pensou, mas não disse nada. Afinal, quem era ele pra falar sobre deslocamento sendo descendente meio americano, meio coreano e que adorava músicas pós-punk e quadrinhos? Mas pelo menos ele sabia como fugir da boca do tubarão.

Logo aconteceu: ninguém queria que ela sentasse perto de si. Todos constrangidos com o jeito estranho da novata. Só o Park teve compaixão. Cedeu o lugar e mal sabia que aquele simples gesto lhe renderia não tão tarde assim uma paixão em meio às boas músicas e quadrinhos que ela espiava por cima dos seus ombros. 

Segredos e fones de ouvidos seriam divididos. Corações também, mas tudo bem. Sempre que uma paixão começa, os primeiros sustos servem para partir seu coração para que ele encaixe no de alguém especial.

E enquanto a Eleanor e Park vão descobrindo paixões em comum e paixão entre si, nos ajudam e entender o mistério dos bilhetes pervertidos nos livros de Eleanor, a complicada relação dela com o padrasto que acabou de aceitá-la em casa de novo após expulsá-la de casa; Entender que amigos podem nos salvar quando mais precisamos e especialmente, que o amor mede esforços quando trata-se de ver o outro feliz. 

Tudo isso por causa de um gesto simples.
Que tal começarmos a cumprimentar nossas paixonites de ônibus e ver no que vai dar?
Deu bastante certo para a Eleanor e o Park.
EXPERIÊNCIA DE LEITURA


 Devo confessar: fazia uma bom tempo que não pousava sobre os meus olhos um livro tão engraçado, sutil e fofo e ao mesmo tempo denso, irônico, triste e regado de problemas familiares como o Eleanor & Park.

Acompanhar e se divertir com o jeito irônico e simples com que os dois vão se apaixonando, sempre acompanhados da imensa cultura dos anos 80, é revigorante. Para mim foi ainda mais intenso porque li o livro inteiro enquanto pegava ônibus para ir ao trabalho ou para a universidade.

Volta e meia me peguei rindo sozinha ou mesmo imaginando se aqueles dois, o casal sentando no banco à minha frente, poderiam se apaixonar como a Eleanor e o Park que eu aprendi a amar logo cedo na leitura.

O livro é construído de modo que podemos entender o que se passa n cabeça dos dois, pois cada um deles narra um capítulo, ora curtos, ora longos. Me lembrou a animação que mora nos nossos ombros quando temos alguém especial com quem encontrar todos os dias. Assim como lembrou que é a imperfeição do primeiro amor que o torna tão especial: define quem nós seremos dali pra frente quando se trata da empatia com o outro.

Recomendo a leitura especialmente para quem, assim como eu, estava precisando se divertir e não queria ler outros clichês de amor-com-fórmula-pronta que tanto vemos por aí ultimamente.



E vocês, já leram esse livro? O que acharam? Não esqueçam de comentar!

Um comentário:

  1. Eu tô louca para ler esse livro, mas ainda não tive tempo :( Ta todo mundo falando tão bem dele e o modo como os personagens são diferentes me encanta. Amei a resenha!

    ResponderExcluir