Leia Hoje: Pequena Abelha - Chris Cleave

01 abril 2016 / Tags: ,


FICHA TÉCNICATÍTULO: Pequena Abelha | AUTOR: Chris Cleave | EDITORA: Intrínseca | PÁGINAS: 271
Você já quis ser uma libra esterlina?
É, isso mesmo, a moeda.
Abelhinha já.

Pense bem. Assim, seria mais seguro andar por aí. As pessoas tendem a valorizar bastante a libra. É a moeda da rainha, afinal. É assegurado o ir e vir da moeda para qualquer lugar, sempre muito bem recebida. As pessoas ficam felizes quando encontram uma libra pelas ruas. E, especialmente, sendo uma libra é possível deixar a destruíção da vila onde nasceu na Nigéria sem olhar para trás, sem morrer de saudades da irmã, sem sentir os cheiros ocres de destruíção e recomeçar.

Mas, Abelhinha não pode ser uma libra. Ela é uma menina que fugiu do ódio, da dor e da Nigéria para segurar a mão da única pessoa que uma vez estende-a para ela através de uma carteira de motorista. E ao chegar na terra da rainha, percebeu que mesmo se aprendesse seu idioma, as coisas não seriam fáceis, muito mesmo as pessoas.



Mas, espera. Ocorreu algum erro no sistema? Abelhinha finalmente poderá sair daquele lugar horrível onde prende as pessoas que chegam e não podem entrar. Ela e outras mulheres estão prestes a sair e uma nova onda de esperança lhe cerca. Porém, a cada passo uma nova dúvida.

O que aconteceu naquela praia?
E qual o seu verdadeiro nome, Abelhinha?
A mão que conta os amigos verdadeiros está disposta a doar o dedo por eles?

Ah, o resto da história você precisa ter estômago pra ouvir através da própria Abelhinha, uma jornalista corajosa e um garotinho vestido de Batman.


EXPERIÊNCIA DE LEITURA

Estava eu com a minha melhor amiga no shopping e ela decide ir na livraria. Eu, por amor ao meu bolso, evito o máximo possível ir a uma livraria, mas agradeço imensamente por ela ter demorado um pouquinho mais e eu ter conseguido colocar os meus dedos nesse livro incrível. 

Literalmente me conquistou na primeira metáfora. 

Sou completamente apaixonada quando livros fazem isso. É justamente essa metáfora que eu trago no resumo aí em cima, espero que cada um também se apaixone como eu. De coração. 

Porque esse aqui é um daqueles livros que cada parágrafo me parecia um tapa na cara. Faz lembrar como a empatia que um livro causa uma mudança completa na vida de quem o lê. A realidade mostrada no livro é muito distante de mim e mesmo tendo consciência dela, através de notícias sobre o mundo, o poder de ver o mundo através dos olhos de Abelhinha que só a literatura pode proporcionar a alguém é mágico e importantíssimo. 



Ao longo das páginas eu desconstruí ideias erradas sobre imigração, reforcei ideias que são convicções a muito tempo sobre trocas culturais e como lidamos com elas. 
Me apaixonei perdidamente pelo modo de ver o mundo que a abelhinha tem, revi conceitos importantes sobre o jornalismo que quero exercer agora que finalmente estou me formando. 

Além disso, somos presenteados com o reforço da ideia de que com amigos todos os problemas são amenizados e como um abraço e apoio pode nos ajudar a vencer as mazelas que assolam nossa vida. 



Em tempos de terrorismo, intolerância, preconceito, "Pequena Abelha" é extremamente pertinente pra nos lembrar de que empatia pode nos salvar de sucumbir a uma sociedade banhada em sangue e ódio. 

Recomendo a leitura para todos que tem estômago pra uma realidade que está aí do nosso lado e as vezes fechamos os olhos. Um tapa que merece ser recebido por todos nós e que ensina na dor. 


VÍDEO

Um agradecimento especial pro meu irmão lindo Ivys Sousa que fez as fotos do livro e o foco do meu vídeo e a você por ter lido essa resenha <3
Espero que tenham gostado!
Beijos!

4 comentários:

  1. Esse livro estava na minha wishlist desde que foi lançado, mas são tantos livros anunciados todo mês! Acabei comprando A Pequena Abelha no início do ano, passeando num sebo. Estava à procura de outros títulos, mas me deparei com ele e lembrei que ele "estava na minha lista". A sinopse dele não conta muita coisa, mas levei mesmo assim. Agora, lendo seu post, fiquei bem curiosa, por abordar imigração e desconstruir certos conceitos. Tô bem interessada em descobrir que história é essa, afinal! Vou ter que dar um jeito de, logo, incluí-lo na fila da leitura, rsrs.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Não li ainda esse livro, mas acho a capa e a história muito interessante. Capa bem vibrante, já compraria só por ela :D
    Adorei a resenha :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ilzy! Amei a sua resenha! Tocou nos pontos fundamentais da história. Dei esse livro de presente para um amigo há uns 2, 3 anos e até hoje ele fala dele. É uma leitura que marca mesmo.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Oi Ilzy! A resenha de Pequena Abelha foi a primeira resenha sua que eu li e coincidiu que eu havia acabado de terminar um livro e estava pra decidir qual seria o próximo. Por causa da sua resenha comecei a ler o Pequena Abelha e que livro incrível! Forte, direto, bonito e marcante! Obrigado pela indicação e parabéns pelo trabalho! Passarei a te acompanhar sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir