Leia hoje: Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven

12 fevereiro 2016 / Tags: , , , ,


FICHA TÉCNICATÍTULO: Por Lugares Incríveis | AUTORA: Jennifer Niver | EDITORA: Seguinte | PÁGINAS: 336

Será que hoje é um bom dia para morrer?

A temperatura parece favorável, a vista do alto da torre da escola convida para o salto, o abismo ao lado do parapeito parece gritar, todos os metodos já foram minuciosamente estudados. Mas, todo mundo sabe, a chave para isso é manter o foco e nunca olhar pro lado.

Finch falhou miseravelmente nisso.
Olhou.

E ali mesmo ao lado estava Violet.
O que diabos a linda e popular Violet estava fazendo ali? Ele percebeu segundos depois. Uma alma desesperada reconhece de imediato a outra. Ele sabia o que ela ia fazer ali. Assim, sem saber nem exatamente porque falou, andou em direção a ela. E quem diria que o louco, que o garoto encrenca, poderia salvar alguém se não saba nem o caminho para salvar a si mesmo? Ninguém diria, ninguém disse. Naquele dia ele não era do que diziam nos corredores da escola, ele foi um herói. Ninguém notou.

A versão que os corredores da escola ouviram quando aquela cena tão improvável foi vista de cima, longe demais até mesmo dos ouvidos mais atentos, é que Violet havia salvado o garoto louco, um exemplo de pessoa como sempre foi.

Violet sabe a verdade, mas está confusa demais depois da morte da irmã para se importar com o que dizem nos corredores. E também esta preocupada demais com não precisar entrar em nenhum carro, nao estar preparada para reagir, a saudade, a culpa e angústia crescem cada dia mais dentro de si e agora ela precisa se preocupar também com o louco do Finch, seu novos parceiro no trabalho de Geografia sobre os lugares interessante da sua odiada Luisiana.

É possível salvar a si mesmo enquanto tenta salvar alguém?
Quantos lugares incríveis podem estar escondidos no quintal da nossa casa?
Hora de descobrir, Finch e Violet.

EXPERIÊNCIA DE LEITURA

Esse é um daqueles livros que você termina de ler e fica algumas horas abraçada com ele tentando digerir a experiência. Um daqueles livros que os personagens são construídos de um jeito tão humano, tão sincero, que você sente vontade de puxá-los através das páginas e dá um abraço muito apertado em cada um dos narradores. Agradecê-los por partilhar aquela história, protegê-los do mundo e comprometendo-se a ajudá-los a contar essa história para o máximo de pessoas possível. É isso que eu vim fazer aqui hoje.

Mesclando entre narrações da Violet e do Finch, onde vamos conhecendo os dois personagens, suas falhas e visões dos mesmos acontecimentos vindos de uma dualidade já bem explorada: a garota popular e o garoto excluído. Mas, não se deixe enganar por isso, afinal, o livro trata de um dos temas mais polêmicos que conheço: suicídio.

Devo confessar que apesar do quão mórbido isso possa soar, esse é um dos meus temas preferidos. Leio bastante a respeito e tenho opiniões bem formadas sobre o tema. A principal delas é de que não deveria existir barreiras em falar sobre isso, especialmente com pessoas que sofrem com esses pensamentos. Por isso acho tão importante vim indicar uma obra sensível e fiel a realidade como essa.

A verdade é que o tema é bastante delicado e chocante, especialmente em tempos como os nossos, onde o índice de suicídio já mata mais jovens que doenças graves e violência. O mergulho na cabeça dos dois mostra uma realidade que tentamos esconder e só piora com o passar dos anos.

Conhecer as mudanças de humor dos dois conforme os acontecimentos e os traumas que os atingiram vão surgindo, bem como as conversas e o apoio que eles encontram um no outro nos dá dimensão a importância de falar, de ter apoio para enfrentar isso.

Especialmente por mostrar duas personalidades tão diferentes: o apaixonante Finch, tão cheio de vida e de coragem externamente, que vive num ambiente familiar onde ninguém está realmente se importando com ele e que esconde de todos através do jeito esquisitão a realidade de suas dores e traumas de infância que ajudaram a forma a personalidade confusa e depressiva que todos acham esquisita.

E, claro, Violet. A outra representação de pessoa depressiva: aquela que passa por um acontecimento traumático e não sabe lidar com ele, aquela que precisa se encontrar novamente dentro do labirinto que cada pessoa é para voltar a viver plenamente e tateia por ajuda sem que quem está por perto saiba realmente como lidar com isso.  

Além de tudo isso, ainda somos presenteados com a linda descoberta de que é possível ver beleza em todas as coisas, se você estiver olhando para o lado certo: o lado positivo da vida.


A edição é cuidadosa e cheia de sutilezas. A capa é incrível e casa muito bem com o enredo da história. Fontes, páginas e diagramação confortáveis ao olhos. As ilustrações ao longo do livro são sensíveis e cheias de significado, uma adesão muito boa para a edição, além de deixar o livro ainda mais bonito. Não percebi erros grotescos na revisão.

Recomendo para todos. Sem exceção. Esse é um daqueles livros que todos os adolescentes deveriam ler, mas também pais, jovens adultos, professores e todos os outros que se interessem pelo tema ou não. Cinco estrelas, um coração e milhares de lágrimas derramadas por esse livro.

EM VÍDEO


Espero que tenham gostado!
Beijão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário