Leia hoje: Cadê você, Bernadette? - Maria Semple

05 fevereiro 2016 / Tags: ,

FICHA TÉCNICA: TÍTULO: Cadê você, Bernadette? | AUTORA: Maria Semple | EDITORA: Companhia das Letras | PÁGINAS: 372

Quão bem você conhece sua mãe?
Claro que conhece muito-bem-obrigada, não é? Vocês convivem a muito tempo juntos, dividiram toda a vida no quarto ao lado, conhecem a história da outra de trás pra frente.

Mas, não esqueças: pessoas são como cebolas. Cada camada revela um pouco mais de porque se faz determinada coisa daquele jeito tão único que faz cada um ser como é e, às vezes, quando convivemos muito de perto com alguém, acabamos acreditando que conhecemos a pessoa como a palma da nossa mão, especialmente quando se trata da nossa mãe. Mas, a verdade é que só conhecemos as primeiras camadas porque simplesmente não nos damos ao trabalho de  conhecer melhor as mais profundas.

Agora pense de novo: conhece mesmo?
Bee não está mais tão certa quanto antes.

Especialmente agora que ela dará um passo bem grande na vida de um adolescente: ela foi aceita na escola interna que tão bem ouviu falar através da sua mãe e finalmente recebeu seu boletim que "Supera a Excelência", pondendo escolher o que quiser como recompensa. E ela sabe muito bem o que quer: Uma Viagem pra a gélida Antartida!  

Porém, ela sabe que não vai ser tão fácil assim convencer Bernadette.

Bernadette é uma daquelas cebolas que te fazem chorar - de tanto rir. Apesar de reclusa e antissocial há ponto de evitar qualquer contato que seja - mesmo que isso signifique contratar uma assistente na Índia para fazer suas reservas no restaurante ao lado de casa pra não precisar falar com o canadense que atende o telefone, afinal, canadenses, não é mesmo?! - a sua visão de mundo e genialidade são encantadora a cada e-mail. 

Mas, quem pode culpá-la de não querer conviver com ninguém quando seu quintal está cheio de moscas que a querem fazer participar dos projetos da escola a todo custo? E ela sabe: as moscas de Seattle a odeiam. Certo, aquela casa precisa urgentemente de uma reforma e ninguém melhor que uma arquiteta premiada para isso, mas agora ela está muito ocupada tentando manter a frágil estrutura que mantém seu casamento intacto e tudo parece que vai desmoronar como uma calota polar!   

Pronto para conhecer cada uma das camadas de Bernadette, sua família, as moscas de Seattle e todos os personagens desse livro divertidíssimo? Leia agora então!

EXPERIÊNCIA DE LEITURA

Sempre acreditei que a genialidade está muito próxima da despretenção. E, confesso, ando meio cansada de ler mais do mesmo nos livros que são lançados ultimamente e fui justamente a despretenção desse livro que me encantou tanto. Por isso, ele foi o escolhido para inaugurar novamente as resenhas do blog!

Escrito de um jeito divertidamente brilhante através de cartas, bilhetes, reportagens, a narração de Bee e os emails trocados entre os personagens - que não exclarecem necessariamente os fatos do livros -, vamos aprendendo que cada pessoa tem a sua visão dos outros, especialmente quando se trata de alguém tão único quanto Bernadette, e que ver alguém falando - bem ou mal - de outra é o melhor jeito de conhecer o próprio interlocutor.

A história é contada através desse fragmentos e tem personagens únicos, com seus próprios problemas e frustrações e personalidades que se entrelaçam ao longo das páginas, ao mesmo tempo que contam a própria história, nos ajudando a entender a história de Bernadette e porque ela desapareceu - seja de si mesma, seja do convívio social.  

E já deixo o aviso que se você for uma pessoa tímida, não leve este livro para lugares públicos. Os outros passageiros do meu vôo para Brasília jamais vão entender as minhas risadas - alta demais para um avião em silêncio - enquanto eu me divertia com esse livro sozinha no meu banco.   



A edição gráfica é impecável. Essa capa é, sem dúvidas, uma das preferidas da minha estante. As páginas amareladas - amo! - facilitam bastante a leitura e o espaçamento é confortável, assim como a letra. A leitura é fluida e confesso que não consegui soltar o livro até saber o que diabos estava acontecendo ali, chegando a um final inesperado - mesmo pra mim que sempre costumo prever pra onde o livro está indo. 

Recomendo a leitura pra quem está procurando um livro diferente que trate dos nossos temas mais atuais como depressão, liquidez de relacionamentos, novos desafios e entender melhor as pessoas que amamos - ou não. Tudo isso com um humor leve que a autora escolheu tão bem.


EM VÍDEO

Espero que tenham gostado!
Beijão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário