Ode a Nerdice

25 setembro 2014 / Tags: ,



Uma das maiores vantagens de trabalhar numa escola é ter contato direto com as crianças. Especialmente aquelas que são notoriamente inteligentes.

Dias desses, um aluno que gosta bastante de conversar comigo perguntou o que eu achava de Teresina não ter um aeroporto internacional. Expliquei minha opinião e ganhei de presente um exclamado "Você fala como uma nerd!" que prontamente respondi com um "É porque eu SOU nerd" cheio de orgulho.

Mas, no fundo, compreendi o tom de alerta na voz dele.
Quando se está na idade dele é importante entender a dinâmica das relações escolares.

Ele compartilhava comigo uma regra clássica que todo nerd aprende bem cedo: para ser aceito, é melhor esconder a sua inteligência. As pessoas "normais" não gostam de ver que alguém é mais inteligente que elas e isso reflete diretamente no modo como elas te tratam. Parece coisa de filme, mas acontece o tempo inteiro.

O meu maior problema é que nunca segui essa regra.
Nem pretendo.

Sinceramente não vejo lógica em precisar disfarçar aquilo que sei porque incomoda outrem. Você não vê as pessoas boas em futebol se escondendo para fazer embaixadinhas com medo de acabar virando piada por isso. Porque ter vergonha do seu 10, enquanto o coleguinha ao lado ri do 7 que conseguiu colando?

Argumentaram-me uma vez que é porque todo nerd soa arrogante. Acreditem, sempre que um nerd compartilha algo que sabe não tem nada haver com arrogância: é que existe um prazer inexplorado em partilhar com alguém algo interessante que se sabe. É que o conhecimento daquele fato pode desencadear coisas incríveis nos seus pensamentos, como acontece quando aquele que compartilha o descobriu.

Particularmente adoro compartilhar o que sei. Adoro ficar horas e horas lendo coisas interessantes e me sinto feliz assim. É esse sentimento que, quando compartilho o que sei, quero que reflita nos outros.

As pessoas precisam compreender de uma vez por todas que aquilo que parece certo pra um, não é necessariamente certo para todos. Cada um encontra seu modo de estar confortável no mundo e de como ser feliz exatamente como é. Seja aqueles que gostam de astronomia, sejam os que gostam de danças, de músicas não populares ou mesmo os que se divertem vendo TV.

Essa é a magia do pluralismo: existe espaço para todos serem felizes fazendo aquilo que gostam. Descubra aquilo que te faz bem e deixe fluir.

2 comentários:

  1. Suas crônicas são sempre tão maravilhosas. Acho que não uma crônica ou conto seu que eu não tenha dito isso, é impossível não ver a beleza de cada uma delas. Me identifiquei bastante com o que você disse, adoro compartilhar o que sei e quando não sei, adoro que outro nerd me ensine também. A gente tá aqui para aprender, as pessoas só deveriam enxergar nós, nerds, de outra, como aqueles que lhes ensinaram algo novo e que irão aprender algo novo com eles também. E como você disse: tem espaço para todo mundo ser feliz fazendo o que gosta.

    ResponderExcluir
  2. Karine, teu carinho é tão especial pra mim, sério <3 a cada elogio eu sinto como um copo de café que me inspira no mesmo instante sabe? hahaha Não gosto muito de escrever crônicas - não tenho certeza do porque - mas algumas vezes é como se eu precisasse escrevê-las. Foi o caso dessa. Espero que eu continue tendo essas inspirações e trazendo-as pra cá. Muito obrigada pelas palavras viu? bjs!

    ResponderExcluir