Melhores do Ano 2014!

22 janeiro 2015 / Tags: , ,


Ainda dá tempo de comentar sobre os melhores livros lidos em 2014 no projeto #40LivrosEm1Ano?

Para quem não sabe, ano passado decide voltar a ler com bastante afinco e me desafiei a ler 40 livros no ano. Começou exatamente no dia 01/01/2014 e terminou no limite do prazo, mas o desafio foi cumprido! Agora venho apresentar uma copilação dos meus favoritos (ou não) em algumas categorias. Confira o video e a lista completa com resenhas linkadas abaixo.

MELHORES DO ANO!


OS VENCEDORES
(LINK PARA RESENHAS NO TÍTULO DO LIVRO)
 



MELHOR LIVRO
ELEANOR & PARK - RAINBOWN ROWELL
"Eleanor é a nova garota na cidade, e ela nunca se sentiu mais sozinha. Todas as roupas estranhas, cabelo ruivo caótico, e uma vida familiar cheia de problemas, ela não poderia ficar mais de fora nem se tentasse. Então ela senta no ônibus ao lado de Park. Calmo, cuidadoso e - aos olhos de Eleanor - impossivelmente legal, Park acredita que ficar fora do caminho é o melhor jeito de sobreviver ao colegial. Devagar e instantaneamente, através das conversas tarde da noite e uma grande pilha de fitas, Eleanor e Park se apaixonam. Eles se apaixonam do jeito que sempre é a primeira vez, quando se tem 16 anos, e não há nada e tudo a perder. Ambientado no ano escolar de 1986, Eleanor & Park é engraçado, triste, chocante e verdadeiro, uma viagem nostálgica para quem nunca esqueceu seu primeiro amor." 


 MELHOR SAGA
JOGOS VORAZES - SUZANNE COLLINS
"Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?"

MELHOR PERSONAGEM FEMININO


"Ethel diz estar morrendo. Contudo, não afirma isso apenas em razão de sua doença. Talvez a única certeza de nossa existência seja a morte, o fato de que ela chega para todos. Mas nem por isso deixa de ser a maior incógnita da vida.

Em um hospital, em meio à dor das histórias dos pacientes, Ethel encontrou amigos. Entre passeios em cemitérios, frequentando velórios e enterros de estranhos, ela tenta preparar a si e aqueles que ama, para o que parece estar ali tão próximo, o fim. Entretanto, não esperava enfrentar algumas surpresas que a fizessem duvidar de tal preparação.

As estatísticas ruins, a inexorável passagem do tempo. Onde reside a lógica disso que nos arranca pedaços, da súbita inexistência do que outrora era vívido e pulsante? Um corpo que jaz. Palavras que se perdem. A finitude de tudo o que é tão belo talvez seja a maior dor do mundo.Uma vida para sempre é um compilado de desejos, pensamentos e dias. Quanto dura o para sempre? Ethel descobriu."



MELHOR PERSONAGEM MASCULINO
"Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.








MELHOR COADJUVANTE FEMININO
ALASCA - QUEM É VOCÊ, ALASCA? - JOHN GREEN
"Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez"."


MELHOR COADJUVANTE MASCULINO
AVÔ - PASSARINHO - CRYSTAL CHAN
"O avô de Joia parou de falar no dia em que matou o irmão dela. O menino se chamava John, e achava que tinha asas. Subia e saltava do alto de qualquer coisa, até ganhar do avô o apelido de Passarinho. Joia não teve a chance de conhecê-lo, pois Passarinho se jogou do penhasco bem no dia em que ela nasceu. Ainda assim, por muito tempo ela viveu à sombra de suas asas. Agora, aos doze anos, Joia mora em uma casa tomada por silêncio e segredos. Os pais culpam o avô pela tragédia do passado, atribuem a ele a má sorte da família. Joia tem certeza de que nunca será tão amada quanto o irmão, até que ela conhece um garoto misterioso no alto de uma árvore. Um garoto que também se chama John. O avô está convencido de que esse novo amigo é um duppy — um espírito maldoso —, mas Joia sabe que isso não é verdade. E talvez em John esteja a chave para quebrar a maldição que recaiu sobre sua família desde que Passarinho morreu."


MELHOR AUTOR(A)
ANITA DEAK - MATE-ME QUANDO QUISER
"Decidindo que sua vida deveria chegar ao fim, mas sem coragem de cometer suicídio, uma mulher contrata Soares, um matador de aluguel. Resolve que sua morte acontecerá na bela cidade de Barcelona, e para isso envia ao seu futuro algoz a passagem de avião e o endereço de onde ficará na Espanha. Ele deverá matá-la no prazo de quatro meses, quando for mais conveniente. Junto com o pagamento, manda também uma foto sua, para que ele saiba quem ela é. Mas ela não quer saber como é a aparência de seu matador. O destino, porém, nem sempre cumpre à risca os planos que costumamos traçar para ele."


MELHOR DESIGN DE CAPA
MINHA METADE SILENCIOSA - ANDREW SMITH
"Stark McClellan tem 14 anos. Por ser muito alto e magro, tem o apelido de Palito, mas sofre bullying mesmo porque é “deformado”, já que nasceu apenas com uma orelha. Seu irmão mais velho, Bosten, o defende em qualquer situação, porém ambos não conseguem se proteger de seus pais abusivos, que os castigam violentamente quase todos os dias. Ao enfrentar as dificuldades da adolescência estando em um lar hostil e sem afeto – com o agravante de se achar uma aberração –, o garoto tem na amizade e no apoio do irmão sua referência de amor, e é com ela que ambos sobrevivem. Um dia, porém, um episódio faz azedar terrivelmente a relação entre Bosten e o pai. Para fugir de sua ira, o rapaz se vê obrigado a ir embora de casa, e desaparece no mundo. Palito precisa encontrá-lo, ou nunca se sentirá completo novamente. A busca se transforma em um ritual de passagem rumo ao amadurecimento, no qual ele conhece gente má, mas também pessoas boas. Com um texto emocionante, personagens tocantes e situações realistas, não há como não se identificar e se envolver com este poético livro.

MELHOR LIVRO DE CRÔNICAS
A MENINA QUE COLECIONAVA BORBOLETAS - BRUNA VIEIRA
"Bruna Vieira está cada vez mais longe dos quinze, e sabe que crescer nunca é tão simples. Considerada uma das blogueiras mais influentes do mundo, mais uma vez ela dá vazão ao seu talento como escritora com este seu novo livro de crônicas e pensamentos, em que mostra o quanto amadurecer e conquistar a independência é maravilhoso, mas tem seus desafios e poréns. A garota do interior que usa batom vermelho e que realizou seus maiores sonhos continua inspirando adolescentes de todo o país. Para ela, as páginas deste livro significam o bater de asas das borboletas que colecionou dentro do peito por algum tempo e que agora, finalmente, pode deixar que voem livres por aí. "


 LIVRO DESNECESSÁRIO DO ANO
A PROBABILIDADE ESTATÍSTICA DO AMOR A PRIMEIRA VISTA - JENNIFER E. SMITH
"Com uma certa atmosfera de Um dia, mas voltado para o público jovem adulto, A probabilidade estatística do amor à primeira vista é uma história romântica, capaz de conquistar fãs de todas as idades. Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia."

PIOR LIVRO
SE EU FICAR - GAYLE FORMAN
"Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas."

LIVRO MAIS ENGRAÇADO
O SALMÃO DO DÚVIDA - DOUGLAS ADAMS
"Reunindo textos encontrados no computador de Adams após sua morte, este livro traz uma coletânea de histórias, resenhas, artigos e ensaios inéditos, além de oferecer um retrato raro da personalidade do homem por trás da obra: a devoção aos Beatles, o ateísmo radical, o entusiasmo pela tecnologia, a luta obstinada pelos animais em vias de extinção. Mistura de homenagem póstuma ao autor com último presente a seus fãs, O salmão da dúvida é profundo, excêntrico, provocante e divertido."

LIVRO MAIS TRISTE
PERDÃO, LEONARD PEACOCK - MATTHEW QUICK
"Hoje é o aniversário de Leonard Peacock. Também é o dia em que ele saiu de casa com uma arma na mochila. Porque é hoje que ele vai matar o ex-melhor amigo e depois se suicidar com a P-38 que foi do avô, a pistola do Reich. Mas antes ele quer encontrar e se despedir das quatro pessoas mais importantes de sua vida: Walt, o vizinho obcecado por filmes de Humphrey Bogart; Baback, que estuda na mesma escola que ele e é um virtuose do violino; Lauren, a garota cristã de quem ele gosta, e Herr Silverman, o professor que está agora ensinando à turma sobre o Holocausto. Encontro após encontro, conversando com cada uma dessas pessoas, o jovem ao poucos revela seus segredos, mas o relógio não para: até o fim do dia Leonard estará morto."


Gostou? Tem mais! Esse ano pretendo continuar o projeto #40livrosem1ano versão 2015. Para acompanhar o andamento do projeto é só conferir as resenhas aqui do blog e o novo box ao lado com todos os livros lidos!

#40LivrosEm1Ano

1. O Teorema Katherine - John Green
2. Coleção "A mediadora - livro 1 - Meg Cabot
3. Coleção "A mediadora - livro 2 - Meg Cabot
4. Coleção "A mediadora - livro 3 - Meg Cabot
5. Coleção "A mediadora - livro 4 - Meg Cabot
6. Coleção "A mediadora - livro 5 - Meg Cabot
7. Coleção "A mediadora - livro 6 - Meg Cabot
8. Quem é você, Alasca? - John Green
9. Abandono - Meg Cabot
10. Os 13 porquês - Jay Asher
11. Jogos Vorazes - livro 1 - Suzanne Colins
12. Jogos Vorazes - livro 2 - Suzanne Colins
13. Jogos Vorazes - livro 3 - Suzanne Colins
14. O Código Bro - Barney Stinson
15. A menina que colecionava borboletas - Bruna Vieira
16. Eleanor & Park - Rainbown Rowell
17. As vantagens de ser invisível - Stephen Chbosky
18. Clube da luta - Chuck Palahniuk
19. Divergente - Veronica Roth
20. Minhas tudo - Mário Prata
21. Trilogia A Seleção -livro 1 - Keira Cass
22. Trilogia A Seleção -livro 2 - Keira Cass
23. Trilogia A Seleção -livro 3 - Keira Cass
24. A Lista Negra - Jennifer Brown
25. Extraordinário - R. J. Palacio
26. De volta aos quinze - Bruna Vieira
27. Memórias de minhas putas tristes - Gabriel Garcia Márquez
28. O Salmão da Dúvida - Douglas Adams
29. Perdão, Leonard Peacock - Matthew Quick
30. A probabilidade estatística do amor a primeira vista - Jennifer E. Smith
31. Claros Sinais de Loucura - Karen Harrington
32. Se eu ficar - Gayle Forman
33. Passarinho - Crystal Chan
34. Um Caso Perdido - Collen Hoover
35. O Projeto Rosie - Graeme Simsion
36. Minha Metade Silenciosa - Andrew Smith
37. Fangirl - Rainbow Rowell
38. O oceano no fim do caminho - Neil Gaiman
39. Uma Vida Para Sempre - Simone Taietti
40. Mate-me quando quiser - Anita Deak
Qual livro mais gostaram? Discordam de algum? Falem nos comentários!

3 comentários:

  1. Adorei sua lista!!
    Li Eleanor & Park e tbm considero a melhor leitura do ano :)
    Quero ler jogos vorazes esse ano!!
    Bjos, Helena

    http://doslivrosumpouco.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Você tem alguma meta d leitura pra esse ano?

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo sobre Jogos Vorazes, mas sério que você disse isso sobre Se eu ficar?
    Tem MUITO livro pior por aí, e a continuação é ótima.
    Gabi

    ResponderExcluir