Leia Hoje: Passarinho - Crystal Chan

29 setembro 2014 / Tags:

FICHA TÉCNICA
TÍTULO: Passarinho  | AUTORA: Crystal Chan | EDITORA: Intrínseca | PÁGINAS: 224

O que você quer ser quando crescer?
Algumas crianças querem ser dançarinos, outras querem ser médicos e alguns prefeririam ser professores.
A Jóia quer ser geóloga.

Apesar de só ter 12 anos, ela já estudou bastante sobre a Terra e é, inclusive, amiga de um penhasco. Mas, isso é segredo, OK? O último lugar onde ela poderia ir é aquele penhasco.

Foi lá que há 12 anos o irmão da Jóia tentou voar.
O nome dele era John, mas todo mundo o chamava de Passarinho – um apelido dado pelo avô. Como vocês devem imaginar, o vôo de Passarinho não deu muito certo e ele acabou morrendo com apenas 5 anos. Naquele mesmo dia, o avô também parou de falar, a Jóia nasceu e a família deles nunca mais foi a mesma.


Em meio à culpa e o silêncio constante que fizeram morada em sua casa, Jóia encontrou abrigo no mesmo penhasco onde a maldição da sua família começou. Ela se deu de presente uma pedra para cada aniversário e procurava enterrar seixos que representassem suas dúvidas e frustrações bem fundas para que sumissem na terra.

O segredo dela foi descoberto por ninguém menos que um garoto chamado John. Apesar o susto inicial, Jóia e John tornam-se grandes amigos e compartilham seus sonhos, frustrações e vontades – ele quer ser astronauta e fugir da família que o adotou e ela queria saber porque não pode ter a alegria que outrora foi constante em sua família. 

O problema é que a amizade dos dois pode despertar a fúria do mesmo duppy – espíritos do mal da cultura jamaicana – que convenceu Passarinho a pular do penhasco. Além disso, desperta o pior e o melhor do pai, mãe e especialmente do avô de Jóia.
EXPERIÊNCIA DE LEITURA

Sabe quando o livro é tão bom, mas tão fininho que você fica se policiando pra ler mais divagar com medo dele acabar? Essa era minha principal sensação ao ler Passarinho. 

Apesar de tratar de um tema tão complicado como o luto, o livro consegue ser leve e denso ao mesmo tempo, é bastante espirituoso e transborda o tema principal, tratando também sobre amizade, culpa e o poder de uma vida sobre outras. 

Jóia é uma personagem inteligente e cativante. Forte, mas cansada. Sua paixão pela Terra e pela natureza é inspiradora e dá aquele gostinho de infância que os nossos sonhos e brincadeiras despertavam.


Em essência, o livro trata sobre o nascimento da coragem mostrada da personagem que apesar de tão jovem, parece ser a única que realmente entende como a morte do irmão influenciou toda a dinâmica da família e como isso acabou matando a todos eles, embora apenas um tenha sido enterrado. 

Apesar de ficar cativada pela Jóia, preciso confessar que o motivo pelo qual quis tanto ler esse livro mora em outro personagem: o vovô. A primeira frase do livro despertou totalmente minha curiosidade. Ele é um personagem tão bem construído que você consegue odiá-lo numa página, amá-lo na outra e chorar a dor dele em todas as outras. 

John é cheio de surpresas, divertido, sonhador. É sem dúvidas a ruptura que a família de Jóia precisava para entender melhor o que estavam fazendo com as próprias vidas e com as dos outros enquanto só sabiam sentir falta de Passarinho. E, ainda, é o canalizador de entendimentos na própria família. 

Crystal Chan inaugura sua carreira literária com maestria. Uma voz literária poética e verdadeira, construindo muito bem o enredo e os personagens. Além disso, nos ensina sobre a cultura Jamaicana, geologia, astronomia e especialmente sobre perdão – tanto ao outro como a si mesmo. 

A edição é maravilhosa, com leitura fácil, tradução OK e diagramação de fácil compreensão. O destaque vai todo para a capa: pouca vezes vi um trabalho gráfico tão bonito e tão certeiro quanto ao enredo do livro. Os elementos da capa resumem a história. É, sem dúvidas, uma das mais bonitas na minha estante.

Recomendo a leitura para todos que gostam de ler algo diferente e inspirador.

6 comentários:

  1. Olá, Ilzy! :-) Olha, eu nem consigo descrever o que senti ao ler essa resenha. A conclusão é que quero ler o livro. Deu pra perceber que este é daquele tipo de livro que vai mexer comigo, do tipo que vou querer reler e reler, e abraçar, e ser amiga do livro... HAHA Desculpa, sou meio esquisita quando o assunto é livros 8) Um ponto que me chamou atenção é o fato de falar sobre a cultura jamaicana, a qual nunca tinha lido sobre.
    Adorei esses detalhes nas páginas, e a capa é um amor <3
    Enfim, já tá marcado no skoob. Thanks pela dica :)
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara!
      Então eu consegui passar exatamente o que eu queria. É sim desses livros que você fica com receio de emprestar porque ele é tão lindo e tão bom e tão inteligente e ensina um montão de coisas que <3 <3 <3 enfim, ce entendeu hahahha
      Espero que você realmente apreciei a leitura!
      Beijão!

      Excluir
  2. Olá,
    obrigada pelo convite via skoob para conhecer seu blog, amei a sua resenha de "Passarinho", na verdade ja tinha o desejo de ler esse livro desde quando ele foi apresentado na turnê da Intrínseca, e quando ouço fala sobre ele só desperta mais ainda minha curiosidade.

    www.tellmepcs.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri.
      Eu quem agradeço a visita e o comentário. Espero que você continue curtindo as resenhas e todos os outros conteúdos. Bjão!

      Excluir
  3. Olá

    Primeiramente, gostei muito do teu blog. Também estou super interessado nesse livro e confesso que foi a capa que me chamou a atenção, mas a temática e a premissa também parecem interessantes, afinal de contas um livro se dá pelo conteúdo e não pela capa haha Gostei da sua resenha e minha vontade de ler só cresceu.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus!
      Muito obrigada pelo elogio. Depois que você lê a capa fica ainda mais bonita, sabe? E concordo que o livro só é bom pelo conteúdo, mas não custa ter uma boa capa também né? hahahaha
      Espero que você leia logo o livro pra poderemos discutir mais sobre ele.
      Bjs!

      Excluir