Projeto #40LivrosEm1Ano e wishlist literária

17 agosto 2014 /


Quem me conhece sabe que eu sou completamente viciada em leitura. 

Essa paixão começou mais ou menos quando eu tinha 10 anos e devorei a coleção Vagalume completa da biblioteca da minha antiga escola em menos de um semestre. Nunca mais parei, especialmente porque meu antigo professor de literatura era meu super parceiro de recomendações. Li muitos clássicos e sou apaixona por eles ainda hoje.

Foi J.K. Rowling e o bruxinho mais querido do mundo, Harry Potter, quem me apresentou, paralelamente aos clássicos que eu lia na escola, o mundo mágico da literatura contemporânea.

Ela é minha maior paixão quando se trata dessas páginas tão queridas. Meus dois autores favoritos (Internacional: Markus Zusak e Nacional: Caio F. Abreu) pertencem a essa nova leva que prova que a literatura sempre se renova e nos trás brilhantismo o tempo inteiro.

Porém, quando entrei pra Universidade de Jornalismo há 4 anos acabei deixando de lado um pouco as leituras por prazer e acabei me dedicando mais as leituras da profissão (que também acabaram entrando no hall das leituras por prazer – amo meu curso!).

Isso acabou me deixando triste. Eu realmente sentia falta de ler só por prazer, sem a pressão das provas e trabalhos. No finalzinho do ano passado resolvi me desafiar a voltar à literatura com grande estilo. Criei o projeto #40LivrosEm1Ano e já comecei logo no primeiro dia de janeiro (li “O Teorema Katherine” do John Green no avião voltando pra casa depois das férias com o namorado em Brasília). 

Agora no meio de Agosto já estou no 28º livro. Você pode conferir todos os livros que já passaram pela tag aqui ao lado no box ao lado, assim como os que eu estou lendo agora e os que eu ainda vou ler. Os meus preferidos serão resenhados em breve aqui no blog. Seleciono os livros pra tag a partir dos que eu ouço muito falar e acabei não lendo por falta de tempo e por indicações que coleto em blogs, vlogs e no skoob. 

E, como todo mundo sabe, Agosto é mês bienal do livro e mês de ótimos lançamentos. Selecionei os 5 que mais me agradaram para a wishlist literária do mês. Confere aí em baixo os resumos e assim que eu conseguir lê-los, farei resenha.


WISHLIST LITERÁRIA DE AGOSTO


SE EU FICAR – GAYLE FORMAN


A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.




TERMINE ESTE LIVRO – KERI SMITH


Keri Smith estava passeando por um parque quando encontrou um livro de conteúdo profundamente misterioso. As páginas, soltas e embaralhadas pelo vento, pareciam incompletas, e a capa, quase ilegível, exibia as palavras 'Manual de instruções'. Diante desse material curioso, ela decidiu transferir para outra pessoa o desafio de decifrar o que há por trás dessa história estranha. E é o leitor quem tem a missão de completar o conteúdo da obra desconhecida. Mas não se preocupe - Smith jamais o deixaria desamparado. Antes de revelar os segredos desse estranho manual, você precisa passar por um treinamento intensivo nas artes da espionagem e da investigação. Aprenda a decodificar mensagens criptografadas, reconhecer padrões ocultos no ambiente e usar a criatividade para dar a objetos comuns utilidades extraordinárias.


FANGIRL – RAINBOWN ROWELL




Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estréia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar.




DE VOLTA AOS SONHOS – BRUNA VIEIRA


Em De volta aos sonhos, segundo volume da trilogia Meu Primeiro Blog, Anita viaja no tempo acidentalmente e acaba mudando seu destino mais uma vez. As consequências são inevitáveis e fazem com que ela repense suas prioridades. Vale a pena trocar tudo por um amor? Ela terá que descobrir a resposta enquanto decide o que cursar na faculdade e arruma as malas para trabalhar em um outro país, no meio do turbilhão de sentimentos por Joel, cada vez mais presente em sua vida, e Henrique, agora uma estrela em ascensão no mundo da música. Além de buscar o controle sobre seu próprio destino, Anita deverá lidar com escolhas erradas e problemas certos, na tentativa de desvendar de uma vez por todas o mistério das viagens no tempo.


A MENINA MAIS FRIA DE COLDTOWN – HOLLY BLACK


No mundo de Tana existem cidades rodeadas por muros são as Coldtowns. Nelas, monstros que vivem no isolamento e seres humanos ocupam o mesmo espaço, em um decadente e sangrento embate entre predadores e presas. Depois que você ultrapassa os portões de uma Coldtown, nunca mais consegue sair.
Em uma manhã, depois de uma festa banal, Tana acorda rodeada por cadáveres. Os outros sobreviventes do massacre são o seu insuportavelmente doce ex-namorado que foi infectado e que, portanto, representa uma ameaça e um rapaz misterioso que carrega um segredo terrível. Atormentada e determinada, Tana entra em uma corrida contra o relógio para salvar o seu pequeno grupo com o único recurso que ela conhece: atravessando o coração perverso e luxuoso da própria Coldtown. A Menina Mais Fria de Coldtown, da aclamada Holly Black, é uma história única sobre fúria e vingança, culpa e horror, amor e ódio.



E você, qual lançamento você está mais animado pra ler? Deixa aí nos comentários! 

5 comentários:

  1. A Menina Mais Fria de Coldtown foi o que mais me chamou atenção dentre esses, mas na minha lista ele não estaria como uma das prioridades. O De volta aos sonhos sim, acho que mais por acompanhar o blog da Bruna desde o começo é inevitável não sentir uma pontinha de ansiedade com lançamento dela. Eu particularmente estou tipo super ansiosa pelo lançamento do Pó de Lua da Clarice Freire, conhece? Alias se não me engano lança essa semana; não sei se faz seu estilo, acho que uma vez te vi comentar no twitter que não gosta muito de poesia, porém eu acho a proposta dela, e as ilustrações e todo o resto uma graça.
    Ilzy, se você me permite dar uma ideia por que não ativa os comentários pelo facebook? Acho que é tão mais pratico, porém é só uma ideia e continuarei comentando aqui sempre que possivel mesmo que não seja pelo facebook.
    Enfim, to é adorando o blog ativo desse jeito.
    Um beijo Ilzy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas escolhas foram baseadas em outros livros que já li dos mesmos autores e gostei. Os outros dois (se eu ficar e a garota mais fria de coldtown) foram as sinopses que me chamaram atenção. Selecionei só 5, mas a lista é enorme hahaha

      É verdade, pra quem acompanha a Bruna desde sempre, os lançamentos dela são uma emoção a parte!

      Eu conheço o blog e vi a sinopse do livro Pó de Lua. Não, nem sou fã de poesia (só gosto do Drummond!), mas pensei em dar uma chance pra ele, sim. Quem sabe eu não quebre essa regra ne?

      Estou planejando uma atualizada no blog e vou lembrar disso, pode deixar!
      Obrigada pelo carinho. Tbm to adorando postar mais por aqui.
      Beijão!

      Excluir
  2. Ilzy, J.K também é a minha autora predileta e uma das que me incentivaram a ler. Sobre os clássico que você citou, eu tô querendo começar a ler alguns, mas não sei quais. Você indicaria alguns? E os livros que você já leu na faculdade? Também quero fazer jornalismo e tô pesquisando alguns livros sobre o assunto para ler. Eu tô louca para ler "Se Eu Ficar", um dos itens indispensáveis da minha wishlist. Alias, amei a sua viu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine! JK é uma das responsáveis pela geração de leitores que tenho orgulho de pertencer <3

      Dos clássicos eu indicaria meu preferido de todos: "Noite na Taverna" do Álvares de Azevedo, são especies de contos que integram uma única história, é brilhante. Também tem "O Cortiço", do Aluísio de Azevedo, que é divertidíssimo (sei de cor até hoje a introdução do livro!).

      Se você gosta de poesia pode tentar o "Sonetos" de Camões (garanto que não é o saco que é "Os Lusiadas"), qualquer um do Drummond e o "Eu" do Augusto dos Anjos.

      "Os Miseráveis" do Victor Hugo é genial, daqueles de tirar o fôlego. "O quinze" da Raquel de Queiroz também. E qualquer um da Clarice Lispector.

      Enfim, acho que me empolguei. Pretendo resenhar alguns aqui no blog também numa sessão de literatura clássica ;D

      Assim que eu ler os livros que citei nesse post faço resenha também!
      Beijão!

      Excluir
    2. Me empolguei e esqueci de citar os de jornalismo: meu preferido até agora foi o Rota 66 do Caco Barcellos. Ele é um livro reportagem e é bastante inspirador pra quem sonha em ser repórter. Vale a pena ler ;D

      Excluir