1 Ano de Contos!

09 maio 2011 / Tags: , , , , , , ,



Permitindo-me um tanto de clichê: parece que foi ontem mesmo quando tudo isso começou... Ontem que, de repente, eu senti necessidade de compartilhar com alguém tudo aquilo que gostava de escrever e esconder na última gaveta do guardarroupa. Ainda consigo ver exatamente o dia em que escrevi o Dádivas & Maldições, conto este que - além de um dos meus preferidos, até hoje - foi uma verdadeira propulsão para todos os outros contos.

Acreditem, depois que se libera as palavras pelos dedos uma vez, você não consegue mais controlá-las.

Desde então as coisas apenas evoluiram. Mudei de servidor - antes o blog era hospedado no Wordpress -, os contos foram ganhando vida, ganhando leitores e - por não dizer? - corações. Fico plenamente feliz com os números desse lugar e animada de saber que algumas pessoas também gostam dessas minhas palavras com gosto de café, música e sentimentos.

Como eu sempre achei esse blog um tanto impessoal, hoje, em comemoração ao primeiro aniversário do blog, resolvi que iria fazer diferente e gravei um vídeo pra vocês, explicando algumas coisas sobre ele, agradecendo algumas pessoas, me apresentando, esse tipo de coisa. Porém, o som saiu uma porcaria, minha internet não está funcionando como deveria e temo que não vou poder postá-lo ainda hoje. 

Na verdade, o vídeo era apenas para responder 5 das perguntas que estão sempre me fazendo o tempo todo, então vou transferi-la para cá mesmo, afinal, sou mais amiga das palavras...



PERGUNTAS FREQÜENTES

1. De onde vem a inspiração pro contos?
Bem, a verdade é que eu também nunca soube.

Não sei como eles vêm, nem porque, nem como. Mas, isso nunca me impediu de montar teorias. A melhor delas é baseada num conto que li de Moacyr Scliar em que ele diz que na verdade, toda história que inventamos já mora dentro de nós. 

Acho que tenho muitas histórias vivendo dentro de mim, e quando fica muito cheio, meu organismo expulsa uma delas e então surgem os contos. Acho também que elas são uma verdadeira mistura de tudo que eu já senti, já vive, já li, já quis viver, já ouvi.

2. Todos os contos são de sua autoria? E as imagens?
Sim, absolutamente todos os contos são de minha autoria. Às vezes cito algum autor, ou música, neles, mas as histórias são escritas unicamente por mim. Já as imagens, não. Geralmente encontrou-as no site We♥It que é uma excelente fonte de inspiração também.

3. Os contos são reais? São coisas da sua vida? Você é a personagem principal ou/e são alter-egos?
Não pra todas elas, mas eu explico. 

Os contos não são reais, no geral, mas também seria hipocrisia dizer que todos eles não são reais. Alguns - admito - são sim, minhas histórias. Como por exemplo o (My) Violet Hill. Alguns, baseados em algumas das minhas histórias, como o Aquele Beijo. Mas, na verdade, mesmo quando são baseados 'em fatos reais', eu nunca sou muito fiel a realidade. 

Então, costumo dizer que nenhum deles é baseado na minha vida. Eles são baseados no que eu sinto, nos toques que eu já senti ou dei. Nos abraços, nos beijos e nos sentimentos que já me contaram ou que já senti. 

Essas palavras são muito mais pra sentir que pra viver.

4. Porque os contos não tem fim?
Bem, a ideia é exatamente essa. 
Mas, me deixem explicar.

Eu nunca soube lidar com finais. Final de nada. Nem de música, nem de amor, nem de livro, nem de filme. Bem, sendo essa umas das características mais marcantes do meu eu, nada mais natural que meus contos não tenho um final, não acham? 

Primeiro porque, assim como vocês, eu também me apaixono pelos personagens e quero que no fim, eles sejam felizes pra sempre. Mas, eu sempre fui fã de dramas e geralmente, os meus contos não terminam assim. Então eu sempre acabo num dilema interno e acabo parando o conto ali mesmo, pelo meio.

Mas, a real ideia sobre eles é: que o próprio leitor monte seu final. Isso mesmo. Quando eu deixo algo aberto por aqui, é porque quero que você mesmo diga como essa história acabou. Porque, afinal, os contos com finais sempre acabam, eles não permanecem, não marcam. Agora, se um conto não tem final, ele fica na sua cabeça e acaba morando dentro de você. Acho que isso explica porque as pessoas dizem que eles são inspiradores, porque, de alguma forma, eles te fazem pensar, não apenas ler. 

5. Você vai lançar um livro?
Hmmm... Então... Isso era meio que surpresa, mas como é aniversário do blog, acho que é hora sim de dizer. Sim, eu irei lançar um livro. Estou à quase um mês selecionando, revisando os contos e montando um esboço do livro em .PDF para lançar eu mesma, de modo independente de editoras, porque, meu primeiro livro, quero que seja uma coisa bem pessoal, bem minha para os leitores. Quase como uma conversa de pé de ouvido. 

Ele será vendido aqui mesmo no blog e não tem qualquer data de previsão de lançamento ainda. Contará com textos do blog e alguns inéditos e pretendo colocar no final de cada um deles, o meu comentário preferido, então, não deixem de comentar! 

A ideia são 30/35 contos para o livro. Mas, eu posso mudar de ideia ainda.
OK, resumindo tudo: o livro está em produção. 

Eu ainda preciso de algum tempinho também pra me acostumar com a ideia de finalmente me tornar uma escritora e ter meu nome ali, ao lado dos meus autores preferidos na minha estante e na sua.   


Agora, eu deixo em aberto os comentários deste post para que perguntem qualquer coisa sobre os contos, sobre o blog, enfim, sobre tudo isso aqui. Prometo que vou responder tudo.  



Enfim, é isso.

Queridos leitores:
MUITO OBRIGADA POR TUDO, 
pelo carinho, pelas palavras incríveis e por serem os melhores leitores do mundo!

PARABÉNS, BLOG!



P.S. Vou tentar postar um conto novo daqui pra quinta, ok? 
Beijão!

17 comentários:

  1. Ilzy, parabéns mesmo pelo aniversário de um blog com textos tão viciantes, no bom sentido claro!
    Os teus textos animam o meu dia sempre e saber que você pretende mesmo fazer um livro foi a melhor notícia do meu dia!
    Continue escrevendo tão bem e pelo bem de todas nós, leitoras, nunca abandone o teu blog!
    Sou tão fã tua que todo santo dia entro aqui e se não há um texto novo eu leio outro, já lido antes, para relembrar as tuas palavras!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  2. E só mais uma coisa, nunca deixe de ouvir Arctic Monkeys, sempre que eu ouço alguma coisa da banda me lembro de você! Por mais que eu não te conheça não há um dia em que eu me esqueça do teu blog, dos teus tweets e claro dos teus contos.
    Muito sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Oi mocinha, te conheço a pouco tempo, mas admiro muito seu jeito de se expressar, sempre quis achar alguem aqui por perto assim, conversar sobre essas coisas que aconetcem apenas na nossa mente. É bom achar gente assim na internet, principalmente que estão disposta a compartilhar um pouco da sua arte. Então fico feliz por você e que esse ano seja o pior de todos, pq os proximos serão mil vezes melhores \o/

    Parabens!!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Ilzy. Continue sempre com este trabalho maravilhoso, porque acredite há uma legião de leitores que necessita das suas palavras bem colocadas e das borboletinhas no estomago. Assim como escrever é algo maravilhoso, ler também é algo maravilhoso... principalmente quando se trata dos conto de Ilzy Sousa!!!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Encontrei o seu blog pelo depoisdosquinze. Li o seu post sobre o Luis Fernando Veríssimo e resolvi dar uma olhada no seu blog. Não é que eu me surpreendi?
    Sempre que eu visito um blog pela primeira vez, eu tento dar uma olhada geral pelos posts. E eu gostei muito do que eu vi aqui.
    Como estou em semana de provas, não vou consegui ler seus contos hoje, mas dos que eu já dei uma olhada, realmente, eles são inspiradores.
    Gostei muito de saber que você vai publicar um livro. Pode ter certeza que eu comprarei!

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  6. Parabééns, Ilzy! O blog é um sucesso total, como eu já disse, pelo simples fato de quem o conhece não o deixa! Eu grudei aqui desde que conheci e agradeço demais você ter dado spam pra mim! Hahahaha... eu vi o link e acreditei que valia a pena! O blog é incrível, o layot, os contos, o público e a escritora! Tudo uma grande sinfonia, uma harmonia sem igual... Estou torcendo muito pelo seu sucesso, Ilzy!
    Um beijo enorme, sou fan!

    ResponderExcluir
  7. Happy Birthday! Teus contos são inspiradores Ilzy, marcantes e cheios de personalidade. Realmente as palavras são tuas amigas. Dou-lhe os parabens por ter tanta inspiração e saber coloca-las no papel de uma forma incrivel.
    Adoro teus contos e boa sorte com o livro!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns!!!!
    Eu sinto que a maioria dos meus comentários, começam assim, com parabéns, mas é porque você merece muuuuiiitoooo!!!!!!

    Lembro que o primeiro conto que li foi "Dança comigo?" e foi amor a primeira vista! me apaixonei completamente pelo seu jeito de escrever e por todos os sentimentos e sensações que eu sentia ao ler cada linha!

    Parabéns pelo seu livro, antecipadamente, achei uma idéia muito boa! E tenho certeza que será um sucesso!

    Bem espero que você continue escrevendo lindamente, pois sou uma das suas maiores fãs e quero continuar me deliciando com suas histórias maravilindas, que tanto me encantam e inspiram!..

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. parabéns <3
    um ano de blog não é nada fácil. precisa de dedicação, inspiração e um bocado de coisas, que com certeza você conseguiu manter.
    seus textos continuam com a mesma essência encantadora e contendo fatos sobre sua vida (ou não) eles conseguem me conquistar cada vez mais.
    me orgulho de ler um blog assim, de verdade.
    e espero muito que você continue, com a mesma alegria, escrevendo mais contos e ganhando mais leitores.
    afinal, para um blog bom, basta uma blogueira talentosa <3

    se cuida :*

    ResponderExcluir
  10. "Acreditem, depois que se libera as palavras pelos dedos uma vez, você não consegue mais controlá-las."
    Realmente ilzy nos libertamos e nos prendemos em algo melhor ainda...
    Hoje sinto a necessidade de lê seus contos, quem conhece não consegue deixar. Quero sim seu livro e deixarei na cabeçeira da minha cama, por que para ter bons sonhos éh preciso ter boas histórias e nada melhor do que os contos de Ilzy souza, afinal somente aqui o passaporte para os encantos da vida são premiados! Peço até desculpas por ter sumido, mas acho que você entende e muita correria, mas tô publicando seu blog para as pessoas do meu trabalho.
    Não sei explicar o que exatamente seus contos me passam, mas afirmo é uma sensação maravilhosa, vou lê cada vez mais e tentar usar as palavras para definir, na verdade acho que é tão bom que as palavras faltam e acabo repetindo. Mil beeijos
    (ah Quero muito conversar com você me adiciona por favor pry.scillarodrigues@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  11. Parabéns!!!
    Estava torcendo para esse livro sair... gostei de saber que está a caminho.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Ilzy, conheci teu blog hoje pelo twitter da minha irmã. E peguei logo no aniversário haha, li teus posts e eles realmente merecem a comemoração de um ano.Você escreve muito bem, e suas palavras são lindas, de verdade. Parabéns :)

    Se quiser um pouquinho de informação e clichê passa no meu blog:
    www.luriacorreamartins.blogspot.com

    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Oi, conheci seu blog hoje também *.* haha.
    Já li alguns contos e adorei.
    Parabéns pelo um ano de blog :)
    Voltarei aqui mais vezes.

    Beijão
    http://limao-e-mel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. PARABÉÉÉNS ILZY RS
    QUE CONTINUE ESCREVENDO DESSE JEITO LINDO E ENCANTADOR DE SEMPRE.


    MEU BLOG : http://calcinhasreclamam.blogspot.com/



    ENTREM, COMENTEM E SE GOSTAREM SIGAM RS

    ResponderExcluir
  15. Seus contos consquistaram sim meu coração.
    Mesmo a vontade de saber os finais de contos, a curiosidade e tudo mais, é vdd que pelo fato deles nao terminarem, eles acabam gravados, como se um dia desses o final fosse aparecer.
    Cada conto, cada personagem, tudo nesse blog me encanta.
    Enfim, meus sinceros parabéns.
    Espero ansiosa pelo livro.. (:
    beijao

    ResponderExcluir
  16. Ilzy, seria muita ingratidão da minha parte não deixar um sincero agradecimento por ter e ser esta escritora tão singular, parabéns e muitos anos ao blog e a sua futura/presente carreira ;)

    ResponderExcluir
  17. Ilzy meu amor, estou tentando arrumar um tempo pra ler teu blog, tá difícil, mas um dia consigo ler todos os contos. Você sabe que sou sua eterna fã, por isso quero ser a primeira a ter esse futuro livro *-* rs, há tempos que espero por ele.

    ResponderExcluir