Leia Hoje: Uma Vida Para Sempre - Simone Taietti

20 janeiro 2015 / Tags:


FICHA TÉCNICA
TÍTULO: Uma Vida para Sempre  | AUTORA: Simone Taietti | EDITORA:  Novo Conceito | PÁGINAS: 351
Exemplar cedido pela escritora
Dor de cabeça.
Acordar no meio da noite com o braço dormente.
Queimar a língua.
Bater o dedo do pé nos móveis.

Já pensou se, por algum descuido do destino, você parasse de sentir dores físicas?
Quebrar um braço não faria nem cócegas. Dor de garganta não incomodaria mais. Nunca mais se preocupar com o medo de agulha ou de encravar a unha. Isso mesmo. Parece o paraíso, não é? É, mas conheço alguém que discordaria totalmente.

A Ethel é uma garota que, além de gostar bastante de Machado de Assis, de visitar funerais de estranhos para se preparar para o seu enterro (que ela acredita estar próximo) e de fatos históricos curiosos, carrega uma sigla que faz toda a diferença no seu cotidiano. A CIPA (Insensibilidade Congênita à Dor com Anidrose, em Português) é uma síndrome relacionada ao sistema nervoso que impede seus portadores de sentir dor. Além disso, o "A" representa outro agravante: Ethel também não consegue suar.

O que para muitos parece uma vida perfeita, na verdade mostra-se um pesadelo. É preciso checar diariamente todo o corpo para saber se novos cortes apareceram, é preciso alarmes constantes para lembrá-la de ir ao banheiro e comer, e qualquer queda ou pancada é motivo de alarde: afinal ela pode quebrar a perna, levantar e permanecer com ela quebrada sem notar.

Além disso, a síndrome requer visitas constantes ao hospital e danos colaterais naqueles que estão por perto: após a morte do pai, a mãe de Ethel acaba se tornando super protetora. A conseqüência disso é que Ethel fez grandes amigos no hospital, mas não pode visitá-los com a freqüência que gostaria para que a mãe não tenha um surto.

Mas, Ethel não se resume a sua síndrome. Ela é uma garota profunda, cheia de convicções e de consciência da morte. Talvez seja exatamente por isso que a vida lhe parece tão clara - e que ela esclareça tudo isso para todo nós. 

Toda essa consciência do mundo começa a ser partilhada quando ela conhece um rapaz em um dos quartos do hospital do jeito mais inusitado possível: sendo quase morta pelo sol. E ele é bonito, tem um gosto musical incrível e está sempre de bom humor. Mas, nós sabemos, ninguém visita o hospital a toa.

A grande questão aqui, amigos, é que não existe síndrome que nos deixe imunes as dores da alma e essas gritam todos os dias em nossos tímpanos. O livro é um grande grito libertador para que não deixemos de viver pelo simples medo da morte. 

Viver plenamente é o melhor jeito de nos tornarmos eternos. 
Ethel sabe disso. 
Você está convidado a saber também.


EXPERIÊNCIA DE LEITURA

Essa vai ser uma resenha totalmente parcial. Estejam avisados.

Costumo ser uma pessoa bastante empática e isso me permite compreender bastante os personagens que costumam passear pelos meus olhos. Porém, são muito raros os casos onde eu me identifico, de fato, com algum. Esse é um desses casos raros.

Quando mais acompanhava o descobrimento da Ethel, sentia como se descobrisse a mim mesma nas páginas da Simone. Desde o nome esquisito que todo mundo pergunta porque, aos fatos históricos que eu também coleciono (e aprendi vários no livro!) e o interesse por temas mórbidos.

O livro me cativou no primeiro capítulo. Literalmente. Li só para saber do que tratava o livro que tinha acabado de fechar parceria com a autora e quando terminei, precisei me controlar bastante para aguentar esperar ele chegar pelos correios. Quando finalmente chegou, subi correndo as escadas com o pacote na mão e já a primeira surpresa gostosa: a edição é linda! A paleta de cores usada está entre as minhas favoritas e a arte da capa é (pasmem!) a primeira tatuagem que pretendo fazer. Paixão a primeira vista. Além disso, as páginas são amareladas, ótimas para ler no ônibus e o espaçamento bom.

Assim que abri o livro, outra surpresa boa: dedicatória inspiradora da autora!

Meu coração já estava acalentado e ansioso pra continuar a leitura e admito: faltou páginas pro tamanho da minha voracidade em lê-lo. Os começos de capítulos são ótimos e super reflexivos. Marquei várias passagens, respondi mentalmente varias perguntas feitas por lá.

A história flui muito bem, os personagens são bem construídos, narração muito boa e o entrelaçado das histórias é ótimo. É como se o livro inteiro nos passasse uma mensagem fundamental: ter consciência de que vamos morrer faz querer viver mais intensamente. E não é preciso ter uma síndrome ou alguma outra doença para tomar consciência desse fato.

Dai, como se eu já não estivesse explodindo de amor, consigo gostar mais: a trilha sonora do livro é minha banda preferida, o Mumford and Sons! Quem lê os contos por aqui já conhece essa minha paixão por eles. Sempre procuro ler ouvindo as músicas indicadas no livro e essa experiência foi ainda mais incrível. Ver minhas músicas favoritas sendo citadas ao longo das páginas tornou memorável o que já era memorável.

Esse é, sem dúvidas, um daqueles livros que me fazem querer lê-lo várias vezes e convencer todo mundo do seu valor. Recomendo para todos, mas especialmente aos sensíveis à vida, aos interessados num romance sóbrio com contexto bem construído e trilha sonora maravilhosa!

Acabei me empolgando na hora das fotos e tiramos várias para ilustrar o post!









Fotos: Ivys Sousa

ONDE COMPRAR 

10 comentários:

  1. Amei o seu blog! Muito fofo. Eu tenho este livro e está reservado para o mês do drama. Parece loucura, mas fiz um cronograma de gêneros. enfim adorei sua resenha, pude sentir o que o livro passou para você. Amei os efeitos das fotos. Bjos!!!!

    http://minhasprimeirasimpressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary, muito obrigada por todos os elogios! *-*
      Adorei a ideia de dividir os livros por gêneros e separar meses pra lê-los. Vou passar no seu blog pra conferir.
      Bjs.

      Excluir
  2. Adorei a resenha!
    E fiquei com mta vontade de ler o livro. Parece um daqueles do qual vc fica mto mexida!
    Bjos,
    Helena

    http://doslivrosumpouco.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Helena!
      É, esse é exatamente um daqueles livros que quando acabam te fazem olhar pra dentro de outro jeito.
      Bjs!

      Excluir
  3. Adoro o seu blog, me inspira muito.
    Parabéns pela resenha, e amei as fotos <3

    Bjs

    Nay

    http://blogditandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nay!
      Nossa, que gostoso ler isso, sério! Muito obrigada pelo carinho. Quando acho um livro lindo acabo sempre me empolgando nas fotos xD
      Bjs!

      Excluir
  4. Eu to apaixonada por esse livro e essa capa desde a primeira vez que vi... Estou ansiosa para o meu livro chegar logo. Sua resenha só me deixou mais ansiosa. Danielle Peçanha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle!
      Fico muito feliz de saber que você vai ler o livro *-* depois passa aqui e me conta o que achou viu? vou adorar saber!
      Bjs.

      Excluir
  5. Que texto mais lindo! Muito emocionante a historia de Ethel, me arrancaram lagrimas e reflexoes sobre o que eu ando fazendo na minha vida... Obrigada por nos presentear com um blog tão lindo ! Beijos


    futura-noiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Comecei a ler sua resenha e quando vi já tinha terminado.
    Menina tu escreve bem pra CARAMBA, como o Vitor costuma dizer kkkkk
    Adorei a resenha e ameiiii o livro. Fiz uma resenha dele recententemente ainda não consigo tirar essa história incrível da cabeça.
    Vai ter video resenha lá no blog em breve sobre Uma vida para sempre, embora eu não ter falado o suficiente do livro lá kkkkkkkk fiquei sem palavras,
    Beijos

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir