Leia hoje: Mate-me quando quiser - Anita Deak

04 janeiro 2015 / Tags:


FICHA TÉCNICA
TÍTULO: Mate-me quando quiser  | AUTORA: Anita Deak | EDITORA: Gutenberg | PÁGINAS: 248
Exemplar cedido pela editora

Ah, Barcelona! 
Quais olhos pousam ou sonham contigo sem desejar viver mil amores entre tuas sacadas e ruas góticas? Ou ter os cabelos levados pelo teu vento acolhedor? Ou, quem sabe, por um charmoso e fogoso espanhol? A cada descrição parece que é ideal pra qualquer coisa: amar, conhecer gente nova, deliciar-se com a comida local e até mesmo morrer. 

Literalmente, às vezes, como é o caso da Mulher.
Sim, morrer. Pois esta turista, decidida a dar cabo da própria vida, contratou Soares para lhe fazer este favor. Mediante dinheiro, claro. E algumas condições. A primeira é de que não deseja saber quem ele é. A segunda, que ele deve cumprir o acordo num prazo de 4 meses. A terceira é que o faça o mais breve possível. 

Mas, se o leitor desavisado pensa que este é um romance qualquer, está bem enganado. Há bastante amor pelas suas páginas, embora tenha como mote a morte de alguém, mas nenhuma delas é óbvia ou previsível. 



E tudo surgiu num restaurante típico. Surgiu porque Soares não foi rápido o suficiente em seu trabalho e deixou-se envolver no porque ela encomendara a própria morte, deixando a Mulher ter tempo de seguir um Homem atraente que almoçava no mesmo local que ela. Descobrir também o terrível segredo do Homem: ele era casado com duas mulheres. Uma Loira e uma Morena. Ambas muito opostas a outra e com um filho cada. 

Todos eles e suas histórias passeiam pelos nossos olhos através das páginas e fazem desejar que não acabem tão cedo. Os desentendidos, as omissões, os sonhos com a mãe morta, os desejos reprimidos ou não e as várias interpretações que cada caso exige fazem dessa história um daqueles livros urgentes na estante. É preciso urgencia para lê-lo. É preciso lê-lo agora. 

Antes que se passem quatro meses.
Antes que o prazo se encerre.


EXPERIÊNCIA DE LEITURA



Não gosto de comentar a experiência de leitura falando sobre o autor logo de cara, mas a primeira coisa que me vem a mente quando penso nesse livro é: que voz literária apaixonante! 

Custo acreditar que já no livro de estreia a Anita tenha um jeitinho só dela de escrever tão marcante. Os capítulos curtos, as construções de frases, o modo de levar a narrativa, a não-nomeação dos personagens, tudo isso vai cativando aos poucos quem o inicia sem muitas pretensões ou quem, como eu, criou bastante expectativa e teve todas elas supridas. Devorei o livro em algumas horas. Marquei várias frases (olha que nem sou de fazer isso) e decorei algumas para levar pra vida. Vi epifanias no livro inteiro. 

Além do cargo chefe da leitura (a escrita da autora) o livro já fisga nas primeiras linhas com a mensagem enviada para Soares pela Mulher, cujo nome não vamos saber durante toda a leitura. Aliás, nem dela nem do Homem, da Loira ou da Morena. 

O desenrolar da trama tem uma característica marcante: capítulos narrados com aquilo que precisamos saber, sem enrolação ou floreios desnecessários. Talvez característica da profissão da autora, que é jornalista premiada com passagens por grandes jornais nacionais.



A construção dos personagens permite empatia, assim como provocam seus instintos e várias dúvidas: o que é certo e errado para cada um de nós? Somos naturalmente monogâmicos ou isso não passa de uma construção do Superego que a sociedade nos impõe? A felicidade pode existir de quantas formas? Aliás, ela mora nos filhos, na carreira ou na própria vontade de viver? Amo livros que me fazem refletir e esse é sem dúvida um dos queridinhos da minha estante.

A edição é linda e me surpreendeu quando abri o pacote. Tem um aspecto envelhecido. A capa trás uma imagem de Barcelona, além de carimbos e o verso um postal com a mensagem da Mulher para Soares, com selos em alto relevo e tudo mais. Simplesmente lindo! Por dentro o livro não deixa a desejar também, com uma página grossa e boa de manusear, espaçamento confortável e sem erros ortográficos (pelo menos na minha leitura não achei nenhum).

Indico o livro para quem gosta de vozes literárias marcantes (vide Machado de Assis, Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu) e para aqueles abertos o suficiente para entender o Amor e essa peculiaridade que é viver em favor do acaso. 

CITAÇÕES PREFERIDAS


"Não se pode amar pouco a si - que é para não buscar no outro a aprovação que não setem internamente.; Nem amar-se demais - que é para não ver só a si ao olhar para o outro."

"Falar é sempre uma forma de esconder aquilo que se pensa."

"Se entre o querer e o poder existem léguas de distância, o menos as distâncias subentendem caminhos que lhes diminuam."

"No fim, todo mundo é muito mais sozinho do que gostaria de admitir."

10 comentários:

  1. Acabei comprando o livro por essa sinopse totalmente diferente!Um tema que achei bem inusitado.
    Fiquei bem curiosa,ainda mais por se tratar de uma escritora nacional!
    Espero apreciara a leitura tbm.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen!
      Tão feliz de saber disso! Espero sinceramente que goste tanto quanto eu. Autores nacionais e de qualidade costumam prender bastante minha atenção.
      Beijão!

      Excluir
  2. Resenha maravilhosa,Ilzy! Este livro vai entrar pra lista de desejados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Linda <3
      Muito obrigada! Leia mesmo, sério. Vale muito a pena *-*
      Beijão!

      Excluir
  3. Gostei muito da resenha e das fotos. Parabéns! Agora estou mais afim de ler o livro. Por sua causa.
    - Luna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luna!
      Muito obrigada e espero que você leia logo e venha comentar aqui o que achou viu?
      Beijão!

      Excluir
  4. Antes de chegar na metade do post já havia decido: Preciso ler esse livro. Primeiro porque Barcelona né, peguei um amor por Barcelona quando conheci os livros do Carlos Ruiz Zafón a uns quatro anos sabe? Daí que agora toda história que se passa em Barcelona tende a ganhar meu amor... Mas fora isso, que resenha a sua em? A morte é um tema que me intriga muito, e o fato de não sabermos o nome de algumas personagens é outra caracteristica que me agrada também, e que alias é muito presente nos seus contos né? Ah, e sem contar também que pelas fotos deu pra ver que o livro é lindo né?
    Suas indicações são ótimas Ilzy, comprei Passarinho por causa da sua resenha e ele é o próximo da minha lista, assim que terminar com A Dança dos Dragões. hahaha
    Estava com saudades de vir aqui viu? O seu blog é um dos poucos que eu faço questão de comentar sempre que apareço. Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ang <3
      Nunca li o CRZ, me indica um livro pra ele ir pra minha listinha dos #40livrosemumano 2015? Tenho vontade de conhecê-lo.

      Eu também adoro temas que envolvem a dicotomia Vida-Morte! Confesso que se tem algo com Morte ou problemas psicológicos com certeza já chama minha atenção e já quero devorar.

      Eu simplesmente amei o fato de não sabermos os nomes dos personagens! Minha influência pra usar essa característica é o meu Caio F.A. Ele também usa isso como modo de aproximar o leitor do personagem, porque quando um personagem não tem nome, ele pode ser qualquer um de nós. Gosto disso num texto e amei isso no livro da Anita.

      A edição é maravilhosa, sério. Eu abri o pacote e fiquei namorando ele sabe? A Gutenberg realmente capricha nos livros que faz. E o design tem tudo haver com a história também o que é +1 na minha listinha de livros lindos.

      Muito obrigada pelo carinho, Ang! Eu tento passar a minha sensação lendo o livro e ser o mais sincera possível. Não gosto de indicar livros que não gostei, não vejo porque fazer resenha se não tenho nada de bom pra falar sobre o livro. Prefiro fazer uma lista de coisas que merecem ser lidas - na minha opinião, claro. Muito bom saber que você comprou uma delas! Passarinho é SENSACIONAL. É aquele livro que ficamos economizando na leitura pra não acabar sabe? E a edição também é divina! Espero que leia logo e venha me contar o que achou *-*

      Senti tua falta também. Amo muito o fato de saber que posso de fato comentar com alguém aqui nessa parte do blog sobre os livros, por isso tento responder todos sempre *-*

      Comentário enorme, mas releva hahahahah
      Beijão!

      Excluir
  5. Que resenha maravilhosa! Li esse livro também e amei! Fiz resenha dele no meu blog no mês passado!
    E nossa, amei seu blog! Muito bom! Voltarei mais vezes!

    Bjos

    http://bymiih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, muito obrigada! Vou passar agora pra conferir sua resenha tbm *-*
      Espero te ver mais vezes por aqui também viu? Obrigada de novo *-*
      Beijão!

      Excluir