Leia Hoje: Minha Metade Silenciosa - Andrew Smith

15 novembro 2014 / Tags:

FICHA TÉCNICA
TÍTULO: Minha Metade Silenciosa  | AUTOR: Andrew Smith | EDITORA: Gutenberg | PÁGINAS: 303
Você       consegue entender como o         Palito escuta?
É que ele     nasceu com uma orelha a menos. A direita. 
Mas, nem de longe esse é             o seu maior problema.

Para qualquer pessoa que olhe de fora, os McCollen são a família perfeita. Filhos obediente, pais felizes, casa em ordem. E como toda perfeição, o interior esconde coisas horrorosas que jamais podem chegar aos ouvidos dos vizinhos. Mas, nós podemos espiar por cima da cerca. Ou melhor, por cima do ombro de Bosten (o irmão mais novo e melhor amigo d)e Palito. Ah, lá na casa o palito é Stark. Nome mesmo. Estranho, não é? 

Você consegue sentir este cheiro? É cigarro. Por todos os lados. Mamãe e papai fumam o tempo todo. Inclusive no café da manhã. Não fumar é uma regra que não existe por ali, mas acredite, existem muitas regras. 

1. Garotos McCollen não usam shampoos.
2. Garotos McCollen sempre cortam o cabelo bem curto (mesmo que queira esconder a ausência de uma orelha)
3. Garotos McCollen não usam pijamas, nem mesmo no frio.
4. Garotos McCollen não saem de casa sem comer
5. Garotos McCollen sempre vestem jeans alinhados, camisetas brancas e lisas dentro das calças e casacos xadrez.
EXTRA: Garotos McCollen não recebem amor (só que essa é mais implícita).

Para aquele que sai da linha, existe o quarto de San Fillian. Para onde ele deve refletir sobre o que fez após ser brutalmente espancado pelo pai com a mãe e o irmão observando. Nu, no escuro, cheio de machucados, sem carinho.

Por sorte, o mundo não se limita a casa dos McCollen. Existem pessoas maravilhosas lá fora. Como Emily, que não se importa com a feiura de Palito, ou o amigo inseparável de Bosten, Paul, ou como tia Dahlia. 

O problema é quando o frágil vidro da perfeição quebra e todas as cicatrizes são reveladas. A vida na casa dos McCollen nunca mais será a mesma. Ainda bem. Nos resta saber como o Palito vai lidar com crises sexuais do inicia da adolescência, segredos demais e carinho de menos. Resta pra nós espiar por cima da cerca. 

EXPERIÊNCIA DE LEITURA

Eu literalmente acabei de ler este livro.
Esse é um daquele livros tão bons que você precisa imediatamente convencer as pessoas que ele merece ser lido. Ou sentido, melhor dizendo. Esse é um livro pra sentir.

Ao final, abracei como quem abraçava um amigo e desejei poder entregar pelo menos um centéssimo de todo o amor que Palito e Bosten merecem receber através daquele abraço.

Confesso que não imaginei nada disso quando o comprei. Gosto de comprar livros sem saber quase nada sobre a história por isso. As vezes, eles nos surpreendem de modos maravilhosos. Devorei este em menos de 24hs desejando que as páginas fossem sofrendo mitose enquanto eu as virava para ele nunca acabar.

A construção de todos os personagens (até mesmos os secundários - meus preferidos!) é incrível, o modo inocente como um garoto de 13 anos vai descobrindo a sexualidade, as amizades, o amor, a essência das pessoas, os medos e, consequentemente, a coragem é de tirar o fôlego. Gosto de livros cheios de drama e realismo. Com histórias que podem muito bem ser reais. Esse é decididamente um deles. Decididamente um dos meus queridinhos.

E que edição maravilhosa. O título em português é ainda mais fiel a história que o original (Strick - "palito" em inglês). O livro só tem uma orelha, como o Palito. E a narração com grande espaços representando o modo como alguém que só tem uma orelha escuta é espetacular. Faz você ganhar muita proximidade com o personagem.

Recomendo o livro para os apaixonados por dramas, como eu. Para aqueles que gostam de sentir fortes emoções com livros e que tem o estomago forte para twists repentinos já no começo da história. E, especialmente, para quem entende que as situações podem até moldar as pessoas, mas jamais poderão mudar a essência de cada um.


OBSERVAÇÕES

Os leitores mais atentos perceberam que inauguramos a barra de parceiras com editoras, não é? É uma honra anunciar a primeira parceria do Uma Epifania com o Grupo Autêntica após a leitura deste livro. Edição sem defeitos, meus parabéns Gutemberg! Espero que esta seja uma parceria duradoura e feliz para ambos os lados.



Aproveitei que estava viajando para Fortaleza semana passada e fiz fotos temáticas pra essa resenha. Gostei bastante do resultado. Quero deixar um agradecimento especial à Guilherme Fernandes pela paciência em tirar fotos comigo em meio a praça lotada (superando a timidez juntos, Gui!). Espero que gostem das fotos.



Beijão pessoal! 







2 comentários:

  1. Há algum tempo atrás eu deixei de comprar esse livro por não achar a capa muito interessante. Peem! Errei. Depois da resenha vou ler ele hehe

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha visto este livro antes, mas depois dessa resenha estou louca para ler. Amei!

    ResponderExcluir