Diário de Viagem: Bolsa Santander Luso-Brasileira

29 outubro 2014 / Tags: ,



Sumi esse dias, não é? Peço desculpas a todos, mas às vezes o combo universidade + estágio roubam todo o meu tempo. Estou de volta e temos novidades aqui no blog.

Este é o primeiro post da série Diário de Viagem. Para os novatos por aqui ou aqueles que ainda não sabem, farei um intercâmbio de 6 meses para Portugal de fevereiro à agosto de 2015. Pretendo contar bastante da experiência aqui no blog (estou preparando vários projetos de posts) e resolvi começar pelo primordial.

Além de me parabenizar, as pessoas sempre perguntam como fiz para conseguir um intercâmbio, se é complicado, como tirar documentos, se é caro, etc. Este post foi feito para todos que tem vontade de fazer um intercâmbio, mas não sabem por onde começar e para os marinheiros de primeira viagem - como eu! - que estão perdidos com tanta documentação pra arrumar antes do check-in.



SANTANDER UNIVERSIDADES - BOLSA LUSO-BRASILEIRA

Sempre que falo que farei um intercâmbio perguntam se vai ser pelo Ciência Sem Fronteiras. O foco no programa do governo federal é tão grande que as pessoas não tem ideia de que existem outros modos de fazer um intercâmbio. Seja pago ou com bolsas.

O Programa Santander Universidade oferece bolsas de mobilidade nacional e internacional através de convênios com universidades. São vários destinos, como China, Espanha, Portugal, México, Inglaterra e USA. E o mais legal: para todos os cursos (#alegriadehumanas).

Segundo o site oficial, o "Programa de Bolsas Luso-Brasileiras, lançado em 2007, na comemoração dos 150 anos do Banco Santander tem com objetivo estimular o intercâmbio acadêmico entre Brasil e Portugal. Anualmente, são oferecidas bolsas de estudos de um semestre para universitários de instituições públicas brasileiras de educação superior. Em 2014, a 8ª edição do Programa fortalece os laços de cooperação entre os dois países. Foram mais de 7 mil inscritos e foram contemplados 170 estudantes de 23 universidades federais e estaduais brasileiras".

O Convênio é firmado entre uma Universidade Brasileira e uma Universidade Portuguesa, onde os brasileiros ficam isentos das propinas do curso (como é chamada a mensalidade lá em Portugal). O Banco Santander é responsável pelo investimento financeiro (o dinheiro da bolsa, usado para auxilio de moradia e despesas no outro país).

Na UFPI (onde estudo) o processo seletivo funciona assim: os alunos interessados devem ficar de olho no edital que é divulgado no site da universidade, geralmente entre fevereiro e abril. São 5 bolsas para todos os campus do Piauí. O critério de seleção é o IRA (Índice de Rendimento Acadêmico - na minha universidade isso corresponde a sua média geral de notas).

Vale ressaltar o quão o rendimento acadêmico pode proporcionar coisas interessantes para o aluno (monitorias com bolsa, intercâmbios nacionais e internacionais, projetos de pesquisa com bolsas, etc). Eu procurei ter sempre um bom índice desde o início do curso e consegui duas monitorias com bolsa e agora o intercâmbio #ficaadica.

Outra ressalva é que o programa não oferece o dinheiro para o seguro de saúde, retirada de passaporte, visto e passagens de avião para o país de destino. Fica a cargo do aluno contemplado arcar com essas despesas.

A bolsa total é £$3.300 (cerca de R$10.800, dependendo da cotação) e cabe ao estudante conseguir toda a documentação, a carta de aceite da universidade de destino, além de procurar moradia, comida, etc, após a chegada. É uma ótima experiência para quem nunca saiu de casa e quer amadurecer no sentido de independência.

...

Gostaram do post? Caso sim, não esqueçam de comentar. Se tiver outras dúvidas sobre o programa é só perguntar nos comentários que posso responder também. Essa primeira etapa dos posts será só sobre os primeiros passos antes de viajar. Nos próximos tratarei sobre Passaporte, Passagem de Avião Internacional (uma dica super legal!), Visto e Carta de Aceite.

Beijão!

10 comentários:

  1. Ai que sonho Ilzy. Não vejo a hora de ver os seus posts lá em Portugal, e aprender um pouco mais sobre o intercâmbio, quem sabe eu não seja a próximo a viajar também, SONHO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karine <3
      Sonho mesmo, até hoje não consigo acreditar sabe?
      Prometo fazer um monte de posts por lá!
      Estuda bastante e foca nisso, procura as oportunidades que tu vai conseguir tbm. Não tem segredo: dedicação e perseverança ;D
      Bjs!

      Excluir
  2. Alegria das humanas foi o melhor, nós de humanas sofremos com o CsF, ótimo post, bem esclarecedor, já estou ansiosa pelos outros. Sucesso. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati!
      Hahahaha só quem é de humanas sabe o sofrimento por um intercâmbio ne?
      Que bom que tu gostaste. Vou continuar escrevendo e espero te ver por aqui ;D
      Bjs!

      Excluir
  3. Cara, também sou uma das selecionadas e estou meio perdida... qual seguro saúde você escolheu? podemos conversar por e-mail: nagila_seidenstucker@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nagila!
      Vou falar de seguro no próximo post. Vou te mandar um email com algumas informações viu? Pode me adc no facebook tbm pra conversarmos melhor! Vai que tu ta indo pro mesmo lugar que eu? hahaha
      Bjs!

      Excluir
  4. Olá Ilzy! Parabéns pela conquista!

    Eu estou planejando me inscrever para a bolsa no próximo ano...
    Você poderia dizer qual seria um IRA razoável para alguém conseguir a vaga?

    Obrigada, beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigada *-*

      Então, depende muito mai do IRA dos outros candidato em comparação com o seu que de uma média entende? Varia muito de um ano pro outro. Eu recomendo 9,20 pelo menos pra começar. Te desejo sorte na seleção do próximo ano!

      Beijão.

      Excluir
  5. Oi, Ilzy!
    Adoraria ler sobre suas aulas em Portugal. Tenho curiosidade sobre como funciona o sistema de avaliação, se é necessário ser fluente em inglês e se eles aceitam que os brasileiros usem nosso português já que temos algumas palavras diferentes. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Bom...Procurei aqui os posts sobre passagens, passaporte, visto e carta de aceite,mas não encontrei. Queria tirar essas dúvidas pelo face, insta...Pode ser? Adorei seu blog. Xero!

    ResponderExcluir