Leia Hoje: Extraordinário - R. J. Palacio + SORTEIO DO LIVRO

26 agosto 2014 / Tags:

FICHA TÉCNICA
TÍTULO: Extraordinário | AUTOR: R.J. Palacio | EDITORA: Intrínseca | PÁGINAS: 320



Todo mundo têm um talento especial. 

Algumas pessoas escrevem poemas de tirar o folego, outras são capazes de tocar qualquer instrumento, outra cantam que arrepiam até nossa alma. 

O que nem todo mundo sabe, e costuma confundir bastante na hora de descobrir o seu talento especial, é que nem todo talento está relacionado as artes. Alguns pessoas são verdadeiros encantadores de animais, outras tem abraços mais poderosos que muitos calmantes, outros só precisam ouvir metade do nosso problema antes de nos dar aquela solução que tanto procuramos.

O talento do Auggie é unir as pessoas. 

Esse talento está diretamente relacionado ao fato de ele não ser uma criança comum: ele nasceu com uma síndrome genética rara que causa deformações no rosto ainda no útero da mãe. Por isso, precisou de muitas cirurgias ao longe de sua curta vida. 

Devido à síndrome e a super proteção que os pais e a irmã adquiriram após tantos olhares tortos para ele,  também nunca foi a escola. Bem, até agora. Auggie está prestes a ingressar no 5º ano, com os conhecimentos adquiridos estudando com sua mãe em casa. 

Se esse costuma ser um ano assustador para qualquer um de nós, imagine para ele que sempre é o alvo dos olhares tortos no parquinho? Mas, calma, não se assuste. A sensibilidade extraordinária do Auggie nos guiará por um caminho que não o leva só a escola, mas que leva todos nós a questionar o que é realmente esse tal "belo" que tanto falam por aí. Também conheceremos personagens tão verdadeiros que parecem pular das páginas e conversar conosco. 

A narrativa simples e rica que é construída com um capítulo em 1ª pessoa para cada um desses personagens constrói uma história que perpetua-se para bem além dela mesma. R.J. Palacio utiliza de modo maestral o tema já batido do bullying e dos padrões de beleza para nos mostrar que é possível ser melhor, e como diz um dos preceitos do professor Browne: "palavras gentis não custam muito e ainda assim conquistam muito". 

O livro é um verdadeiro manifesto à gentileza do qual faço questão de assinar embaixo. Nos mostra que todos temos problemas e que não vale a pena colocá-los numa escala imaginária para saber quem tem o pior. Cada problema afeta cada um de modo singular e merece atenção. 

Nos mostra que o padrão de beleza tão cultivado por aí acaba ocultando o que as pessoas tem de mais bonito e que não pode ser visto a olho nu: o caráter e os sonhos! Leitura obrigatória para todos aqueles que acreditam que as palavras (mesmo as que são ditas com o olhar) tem poder sobre nossas vidas.


Gostei tanto do livro que decidi presentear alguém com um exemplar! 
Esse também é um modo de agradecer pelas quase 100 mil visitas no blog! O apoio de vocês me encanta todos os dias, muito obrigada a todos.

Confira abaixo como você pode participar do sorteio.



UPDATE: Sorteio encerrado! A vencedora foi a Jessica Mothé. Parabens!

58 comentários:

  1. rodignascimento@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. mila_legramante@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. marciaoliveira@yázigi.om

    ResponderExcluir
  4. marciaoliveira@yázigi.com

    ResponderExcluir
  5. Participando!!
    larissa_meteora@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha. Acho que vou gostar desse livro, pois acredito que a beleza exterior pode até nos chamar a atenção, mas o encanto acaba logo se o interior não corresponde ao que vemos do lado de fora, já a beleza interior nos conquista dia a dia, tornando irrelevante a aparência exterior.

    wanessinha_ramos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. Concordo totalmente. Inclusive, acho questiono o que chamam de padrão de beleza porque o que é belo pra um, pode não ser pra outro. Tem gente que gosta de rapaz grande, de rastafari e de sotaques bem diferentes. No final das contas somos todos belos aos olhos de alguém.

      Boa sorte no sorteio, beijos!

      Excluir
  7. Um dos meus maiores sonhos de consumo é esse livro, pelo que pude ler a respeito dele pude perceber que é um livro brilhante que demonstra em todo seu conteúdo que infelizmente nós dias de hoje a beleza exterior é o que conta a primeira vista para o ser humano, porém ao meu ver parece que este livro vai ter todo um enredo que vai nos mostra o que um velho ditado já fala '' não julgue um livro pela capa''.
    jade.sanntos16@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jade. Isso mesmo, o enredo do livro foge dos clichês porque nos faz refletir junto com os problemas do Auggie, nos colocando no lugar dele. Acho que o maior problema da nossa sociedade é justamente a falta de empatia que vemos por aí. Se todo mundo se colocasse no lugar do outro, com certeza teríamos uma sociedade mais fácil de conviver.
      Te desejo boa sorte no sorteio, beijão!

      Excluir
  8. Comprei esse livro há pouco tempo e ele é tão lindo, extraordinário, como o próprio título já diz. É um dos meus prediletos, espero que quem ganhe o sorteio possa se apaixonar pela história do Auggie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine! Eu também comprei a pouquissimo tempo e me apaixonei de um jeito que resolvi presentear alguém com um deles só pra manter a corrente da gentileza gera gentileza que o livro explora. Espero que quem ganhe sinta o mesmo que nós duas. Beijão, minha linda <3

      Excluir
  9. Gostei de ver um conteúdo literário que, em vez de mostrar a grandeza do personagem, mostra o talento que ele possui, que por acaso está em extinção entre as pessoas de hoje.
    Seguidor: valsantista
    e-mail: molejoval@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valter, obrigada pelo elogio.
      Me disseram uma vez que a parte mais difícil sobre fazer resenhas é instigar alguém a ler o livro sem dar nenhum spoiler. Gosto de resenhar falando sobre o que o livro me provocou e o ponto principal que me chamou a atenção sobre ele e me fez querer resenhá-lo. Não me importa muito a capa, cor das páginas e essas coisas editoriais. Gosto mesmo é de conteúdo! E, infelizmente preciso concordar, estamos quase extintos do talento do Auggie, mas quem sabe esse livro não o ajude não é?
      Boa sorte no sorteio e beijão!

      Excluir
  10. Não tinha lido a resenha deste livro, e me surpreendi com a história.
    Nossa é muito bom saber que, ainda um livro ainda pode resgatar uma essência do ser humano, como o talento de Auggie.
    Seguidora: Laine Reis
    e-mail: lainemozinho30@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edilaine,
      Acho que no fundo todos os livros desejam isso: resgatar o melhor do ser humano, sendo nos dando lições ou mesmo nos fazendo aprender com as vivencias do outro. Embora seja um livro infanto-juvenil, considero o Extraordinário como um livro para todas as idades e especialmente, um livro para os que acreditam no bem.
      Boa sorte no sorteio e beijão!

      Excluir
  11. Esse livro tá na minha lista já tem um tempo, mas eu tenho uma mania chata de caçar títulos novos o tempo todo e acaba que sempre mudo minha lista de prioridades lendo outros que julgo mais importantes primeiro, e sabe é exatamente isso que aconteceu com esse livro; deixei ele pra depois tantas vezes que acabei até esquecendo do quão incrível deve ser, mas olha, sua resenha fez voltar toda a minha vontade dele. O jeito que você consegue instigar sem contar maiores detalhes da história é incrível. Digo isso porque as indicações que você dava no blog da Bruna foram uma das pontes que me ajudaram a entrar de verdade nesse mundo mágico da leitura.

    Alias, como repetir que adoro seu blog sem parecer que sou uma tremenda de uma puxa saco? Mas é isso aí, de verdade adoro mesmo. Um beijo.

    angeltavares_@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acontece o mesmo comigo, Angélica. Só que ao invés de deixar de lado, eu resolvo ler todos ao mesmo tempo. Acaba que fico lendo 5 ou 6 livros ao mesmo tempo e fato enlouquecer. Por sorte consigo lembrar das histórias.

      Esse livro faz bastante jus ao título, garanto! Uma vez me falaram que o desafio da resenha é instigar sem dar nenhum spoiler que afete o prazer de ler o livro em si. Tento manter isso em mente quando vou resenhar e acredito que aquele formato batido de falar a história em si é muito perigoso e acaba dando spoiler. ODEIO spoiler e nunca dou nenhuma a ninguém, nem quando pedem.

      Muito obrigada pelo carinho, Angélica.
      É importantíssimo pra mim saber isso, juro!
      A literatura foi uma das melhores coisas que já me aconteceram. Quando mais gente nesse barco, melhor!

      Beijão!

      Excluir
  12. Participando...
    sabrina.caparros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Participando :D
    andressalima89@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Tenho curiosidade de dar uma espiada mais demorada no livro, então participando e torcendo!

    Bruna Costenaro: bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Participando!
    guiuchiha17@outlook.com

    ResponderExcluir
  16. Participando...
    Seguidora: Daiana Souza Moreira
    E-mail: dai_lobinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. fram_arruda@hotmail.com

    Nunca tinha lido o resumo, li a resenha e me apaixonei kkkk :3

    ResponderExcluir
  18. Quero muito esse livro!!
    *-*
    maindrah@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. pitty-lele@hotmail.com

    (yn) *---------------*

    ResponderExcluir
  20. Gostei da iniciativa de sortear o livro.
    Só não é uma boa ideia pedir para as pessoas colocarem o e-mail publicamente aqui.

    ResponderExcluir
  21. Participando...
    Ansiosa para ver o resultado.
    E-mail: superfani24@gmail.com
    ou francieli_silva100@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. participando...
    may_cavalcante06@hotmail.com

    bjus!!!

    ResponderExcluir
  23. Participando
    belly.oliveiramk@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Eba, participando ^=^
    thaynaquina@yahoo.com

    ResponderExcluir
  25. adorei a resenha, eu sou como uma garota q comentou "Esse livro tá na minha lista já tem um tempo, mas eu tenho uma mania chata de caçar títulos novos o tempo todo e acaba que sempre mudo minha lista de prioridades lendo outros que julgo mais importantes primeiro" e foi o q aconteceu com esse livro, algumas amgs me indicaram ele, dizendo que ele mudou o ponto de vista delas, que ´eum livro mt bom e sua resenha só alimentou minha sede de ler ele. A historia do livro é boa, criativa e diferente da maioria dos livros, o que ja me ganhou, e com as cosias q disse na resenha só fez eu voltar a quer ler ele
    to participando do sorteio ^.^ estou ansiosa pro resultado
    quezia-azevedo93@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adiei bastante a leitura dele e me arrependi amargamente sabe? É uma leitura rapidinha (li numa tarde) e muda sua perspectiva sobre como entendemos o que é belo e quais são os "valores" dos problemas dos outros. Espero sinceramente que você aprecie a leitura.

      Muito obrigada pelo carinho.
      Beijão!

      Excluir
  26. agora fiquei com mais vontade ainda de ler >.<
    participando: deise.plopes@gmail.com
    o/

    ResponderExcluir
  27. ESSE LIVRO E LINDOOO
    HELLENALMENARA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  28. arthur.campos.s@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. mjovinavr@hotmail.com
    https://www.facebook.com/mariajovina.vieirarocha/posts/590789807699815

    ResponderExcluir
  30. torendo mariaterezinha1972@gmail.com

    ResponderExcluir